Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

[VÍDEO] Promotor de Justiça de Teotônio Vilela alerta população sobre como prevenir e denunciar abuso sexual contra crianças e adolescentes

Conselho Tutelar da cidade fará live, juntamente com o Creas, para falar sobre o assunto.

18/05/2020 12h12
[VÍDEO] Promotor de Justiça de Teotônio Vilela alerta população sobre como prevenir e denunciar abuso sexual contra crianças e adolescentes

O representante do Ministério Público de Teotônio Vilela, Promotor Rodrigo Soares, divulgou, no início da noite deste domingo (17), um vídeo nas redes sociais, no qual chama a atenção da sociedade vilelense para o dia "D" de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que será lembrado nesta segunda-feira (18).

O promotor lembrou, no vídeo, que, segundo os dados do Ministério da Saúde, 70% dos casos de abuso sexual são praticados contra crianças e adolescentes. Sendo que, desse total, quase 90% dos casos ocorrem dentro de casa.

"É importante que a sociedade se mantenha atenta, sobretudo, neste período se isolamento, quando há uma tendência a aumentar esse tipo de abuso. Não somente abusos e violência sexual, mas, violência física e psicológica", disse o Promotor.

Rodrigo Soares destacou os canais para que a sociedade possa fazer denúncia em casos de suspeita de abusos, de qualquer natureza, contra crianças e adolescentes. Ele também reforçou que não há a obrigatoriedade de se identificar.

Qualquer cidadão pode ligar e, de fomar anônima prestar  a denúncia para o 181, da Polícia Cívil; Ouvidoria do Ministério Público, através do número 2122-3512; Conselho Tutelar da Cidade, pelo número 3543-1683, bem como através dos telefones dos próprios conselheiros: 9 9163-0490 (Kelly Félix), 9 9364-0730 (Neto Braz). 99169-6552 (Leandro Batista), 9 9415-9045 (Alexandro), 9 9994-4669 (João Ulisses); Creas; e o Disk 100, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República.

 

O caso Araceli

 

A data 18 de maio foi escolhida para simbolizar o dia Nacional de Combate à Exploração e violência contra crianças e adolescentes, devido a um crime, brutal, ocorrido na cidade de Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973, contra a criança Araceli Cabrera Sánchez Crespo. Ela tinha apenas 8 anos idade quando foi raptada, violentada e morta por jovens de classe média alta da cidade.

O destaque da data busca mobilizar, sensibilizar, e convocar os todos os envolvidos direta e indiretamente no Sistema de Garantia de Direitos, para informar a sociedade da importância de participar da luta pela defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

Mudança de programação

Segundo informações do Conselho Tutelar, em virtude da pandemia, esse ano a caminhada e todas as outras ações presenciais desenvolvidas pela secretaria de assistência social, envolvendo o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) local foram canceladas. As ações, serão feitas através das redes.

“Nós iremos realizar uma live ainda esta semana para falarmos da importância da data e do combate a esses abusos. Ainda não divulgamos o dia e a hora, mas o faremos em breve. Estaremos juntos, o Conselho tutelar e o CREAS, para conversarmos com a população sobre a importância de estarmos atentos para esses possíveis abusos que, como bem lembrou o promotor Rodrigo, em sua maioria, acontecem dentro de casa”, disse a Rosiquele Félix, Conselheira Tutelar.

 

Assista ao vídeo de Rodrigo Soares: