Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

[VÍDEO] Teotônio Vilela registra primeira morte por Covid-19, segundo secretaria de saúde

Paciente tinha 80 anos, era do sexo feminino, estava no grupo de risco e morreu no Hospital da cidade de Coruripe.

13/05/2020 22h10
[VÍDEO] Teotônio Vilela registra primeira morte por Covid-19, segundo secretaria de saúde

Uma mulher de 80 anos é a primeira vítima de coronavírus no município de Teotônio Vilela. A informação foi repassada no início da noite pela secretaria de saúde da cidade. Conforme as informações divulgadas, a paciente deu entrada no hospital no dia 10 de abril sem apresentar sintomas da doença, mas com histórico de comorbidades: portadora de diabetes e hipertensão. Durante os mais de 20 dias que ficou internada na unidade do litoral, a paciente, diz a nota, passou por procedimentos cirúrgicos, tendo sido transferida para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI, vindo a falecer no último sábado, dia 09. Porém, o resultado do exame que confirmou a Covid-19 só foi divulgado nesta quarta-feira (13).

Na noite do último sábado, dia 09, um vídeo do secretário de administração, Gestão e Patrimônio, Flávio Francisco Franoli Oliveira, viralizou nas redes sociais e grupos de whatsApp em Teotônio Vilela e região. No vídeo, Franoli diz que os servidores da prefeitura estão preparando as catacumbas para realizar três sepultamentos que estão previstos para o domingo (10).

 

Continua depois do vídeo

 

O Secretário não deixa claro se os três sepultamentos se referem a óbitos causados por Coovid-19. No entanto, alerta os moradores da cidade para que não relaxem em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus. A repercussão aumentou depois que outro vídeo também começou a ser compartilhado. Desta vez tratava-se de um guarda municipal que alertava as pessoas para terem cuidado com a pandemia, ao afirmar que estava acompanhando o cortejo de alguém que teria sido vítima de Covid-19.

 

Ordem na casa

Buscando preservar a credibilidade de sua gestão, na segunda-feira (11), o prefeito do município, Joãozinho Pereira, falou aos vilelenses, através de um vídeo gravado para as suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Na postagem, o mandatário criticou o vazamento de informações feito por servidores de outras secretarias.  Joãozinho afirmou que a pasta responsável por repassar as informações é, exclusivamente, a secretaria de saúde.

“A gente sabe que nesse momento o mundo vive, que o Brasil vive, o nosso estado de Alagoas vive, e em especial também nossa cidade vive, o importante mecanismo é a informação. Informação verídica, informação equilibrada, informação que vocês possam ter total confiança. Por isso que desde o início a pandemia, desde o surgimento dos primeiros casos, eu venho sempre pedindo para que a secretaria de saúde se prenuncie a respeito dos casos de coronavírus em Teotônio Vilela. Porque fica o prefeito dizendo uma coisa, a secretaria de saúde fala outra coisa, daqui a pouco ta (sic) a guarda fala outra coisa, daqui a pouco ta (sic), outra secretaria fala uma coisa, vai começa uma gestão meia duvidosa (...) se a gene tivesse tratando aqui de ideb, a gente ia deixa pra secretaria e educação, mas a gente ta passando por uma pandemia”, ponderou o prefeito.

 

 

Joãozinho ainda destacou que a secretaria de saúde do município está seguindo todos os protocolos adotados e recomendados por órgãos como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial a Saúde. Ele relembrou os vídeos que fez no início da crise, informando sobre os investimentos que o município vem fazendo, como a compra de testes, e que não está esperando apenas pelos investimentos – em relação a testagem – do Governo Federal. Segundo ele, os vilenlese estão sendo testados, conforme os protocolos exigidos para a realização do exame. E pediu a ajuda da população no enfretamento do problema, alertando para a seriedade do mesmo.

 

Números atualizados no município

Conforme o Boletim Epidemiológico, atualizado na noite desta quarta-feira (13), Teotônio Vilela tem 24 casos confirmados, 5 suspeitos, 116 casos descartados, nenhum caso recuperado e 1 óbito. A informação foi divulgada no início da noite atrave´s das redes sociais e grupos de WhasApp.

 

Números em Alagoas e no Brasil

O estado de Alagoas o número de casos confirmados subiu para 2.761, os suspeitos são agora 1.253, 1482 casos recuperados e 164 óbitos. Já o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde desta quarta (13) registrou 749 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Ao todo, são 13.149 óbitos confirmados pela doença.

O país também registrou 11.385 novos casos confirmados de Covid-19 e tem, ao todo, 188.974 casos. O Ceará ultrapassou Rio de Janeiro e ocupa o segundo lugar. O primeiro posto é do estado de São Paulo, que soma 51.097.

 

Leia na íntegra a nota da secretaria de saúde de Teotônio Vilela:

Nota 

 

O Município de Teotônio Vilela vem, por meio desta, lamentando profundamente, comunicar o primeiro óbito por Covid-19, com paciente desta municipalidade..

O óbito trata-se de pessoa do sexo feminino, de 80 anos, que procurou nossa unidade de saúde, no dia 10 de abril, sem sintomas do Coronavírus, mas com comorbidade; Diabetes e Hipertensão, estando, portanto, no grupo de alto risco para a Covid-19.

Diante desta comorbidade, após receber todos os cuidados, a paciente foi encaminhada, no mesmo dia 10, às 14 horas, para a nossa unidade de referência que é o Hospital de Coruripe, onde, por mais de 20 dias, passou por procedimentos e intervenções cirúrgicas, sendo deslocada posteriormente para a Unidade de Tratamento Intensivo- UTI, onde se deu o óbito, no último dia 09. Após testado e confirmado por exames laboratoriais, no dia de hoje (13 de maio), foi divulgado como em decorrência de contaminação por Covid-19.

É prematuro especificar como se deu o contágio da paciente pelo novo coronavírus, entretanto do sistema de Saúde do Município de Teotônio a paciente foi transferida tão somente pelo quadro da comorbidade Vascular.

Deixamos aqui nossos votos de pesar a todos os amigos, conhecidos e familiares da vítima, na mesma proporção em que clamamos a todos para a maior atenção, cuidado e prevenção quanto ao contágio pelo coronavírus. 

Fique em casa, usem máscaras se for de extrema necessidade precisar sair, lavem bem às mãos sempre que estiverem em contato com pessoas e objetos externos. Precisamos de toda sociedade para minimizarmos as perdas causados por esse vírus.
 

Asista ao vídeo do prefeito

 

Sobre o blog

Comunicador, cronista, poeta e contista alagoano. Cofundador do coletivo artístico Projeto PAIOL. Graduando em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. 

Arquivos