Cadê meu tanque?

Cadê meu tanque?

Cadê meu tanque?

Tapioca é um dos melhores alimentos para investir na sua dieta

17/08/2015 18h06
Tapioca é um dos melhores alimentos para investir na sua dieta

Tapioca é um alimento tão gostoso que é até difícil acreditar que pode ser consumido por quem segue uma dieta equilibrada. Comparando com o pão e outras comidas semelhantes, como biscoitos e bolos, a tapioca é muito mais saudável.

Livre de glúten, é ideal para garantir maior saciedade. A iguaria, típica do nordeste brasileiro, e bastante consumida em Alagoas, vem ganhando cada vez mais espaço nas mesas daqueles que estão reeducando sua alimentação.

Benefícios

A tapioca não possuiu gliadina, uma proteína presente no glúten e que colabora bastante para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura, principalmente na região abdominal. 

Apesar de fazer bem, tem que ter cuidado com os excessos. 50 gramas de massa de tapioca tem aproximadamente 70 calorias, portanto deve ser consumida como uma refeição principal (café-da-manhã, almoço e jantar).

Cuidado também com os recheios utilizados. Molho de tomate, ketchup, maionese são componentes ricos em açúcar e sódio e vão acabar com as prioridades positivas da tapioca.

Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos.

A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas.

Já os ingredientes que levam muitos corantes, como ketchup, mostarda e maionese, devem ser evitados, assim como o doce de leite e o chocolate, que são mais calóricos. Na hora do consumo, os líquidos também devem ser evitados. O recomendado é nunca consumir líquidos durante as refeições, pois eles aceleram o processo de saciedade. Se possível, tome um suco ou chá, meia hora depois.

Sobre o blog

O @Cademeutanque começou como um perfil no instagram alimentado pelo jornalista Erick Balbino, que mudou seus hábitos alimentares para se tornar uma pessoa mais saudável. A partir de agora ele estará compartilhando com os leitores do Portal 7 Segundos suas experiências e dando dicas tomando sempre como base estudos e entrevistas feitas com especialistas.

Arquivos