Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Vídeo: JHC Parabeniza e Reafirma Compromisso com os Arapiraquenses

Deputado prestigia festa de 93 Anos de Emancipação Política da Capital do Agreste

30/10/2017 19h07
Vídeo: JHC Parabeniza e Reafirma Compromisso com os Arapiraquenses

O deputado federal João Henrique Caldas, JHC (PSB), postou um Vídeo em Arapiraca, onde o mesmo prestigia a cidade e seus munícipes pelos 93 anos de Emancipação Política.

JHC congratula-se com os Arapiraquenses, relembra às conquistas, bem como reforça o apoio e a parceria para o fortalecimento da Capital do Agreste.

“Estou muito feliz de está aqui em Arapiraca, comemorando os seus 93 anos, dessa cidade que é de todos os Alagoanos, e que vai poder contar sempre com meu apoio, trabalho e esforço...” disse JHC.

O parlamentar destacou a parceria com o gestor municipal, a quem disse está a disposição para ajudar e lembrou à dedicação da Juventude, dos empreendedores, empresários e trabalhadores para o Desenvolvimento de Arapiraca.

Veja Vídeo:

 

Arapiraca

Arapiraca (AL), um município considerado recente, registra que por volta de 1848, as terras pertenciam a Marinho Falcão. E foi vendida a Amaro da Silva Valente, que junto com sua família habitou na região. A história conta que o genro de Amaro da Silva, Manoel André Correia, abriu caminhos pelas matas virgens até descobrir uma planície fértil e rica em árvores frondosas, principalmente a Arapiraca. Nesse lugar iniciou o povoado que recebeu desde a origem o nome Arapiraca, um termo indígena que significa “ramo que o periquito visita” (Ara = periquito; poya = visitar e aca = ramo).

Em homenagem ao falecimento da esposa de Manoel André, em 1855 foi construída, sobre sua sepultura, a capela de Nossa Senhora do Bom Conselho.

O povoado progrediu e seu desenvolvimento justificou a elevação à vila em 1924. E em 1938, por meio de decreto, tornou Município. Em 1949 a cidade recebeu o titulo de comarca, desvinculando de Limoeiro de Anadia. Com a cultura econômica voltada para o beneficiamento do fumo – produto base da economia do município – recebeu o título de “Capital Brasileira do Fumo”, com a maior área contínua de plantação do mundo. É o segundo maior município de Alagoas, atendendo comercialmente não só ao Agreste, mas ao Sertão e ao Baixo São Francisco.

Entre os seus festejos destacam-se: a Festa da Padroeira Nossa Senhora Senhora do Bom Conselho, entre o mês de janeiro e fevereiro e a Emancipação Política, comemorada no dia 30 de outubro.

 

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos