Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Sem informações contábeis, Prefeito de Anadia pede Auditoria nas Contas Municipais

07/02/2017 17h05
Sem informações contábeis, Prefeito de Anadia pede Auditoria nas Contas Municipais

Em meio aos trâmites burocráticos típicos desse processo inicial de mudança de gestor, o prefeito de Anadia, Celino Rocha, autorizou a contratação dos serviços especializados na área de Auditoria de Gestão tendo como objetivo principal, analisar a documentação que comprova os atos e fatos ocorridos na administração anterior e, principalmente, a honradez na aplicação do dinheiro público.
 
Paralelo a isso, o prefeito deu um prazo aos membros de sua equipe, para a apresentação de relatórios demonstrativos de como foram encontradas as suas respectivas secretarias. Seguindo a orientação do chefe do executivo, já foi realizado um levantamento de como se encontrava a frota de veículos pertencentes ao município, e foi constada uma situação desastrosa.

Celino garante que tinha consciência das dificuldades que iria enfrentar ao assumir a Prefeitura Anadia, mas não esperava encontrar os veículos abandonados em pátios e sucateados. "A equipe fez uma inspeção na garagem, e boa parte da frota de veículos da prefeitura encontra-se em péssimo estado de conservação. Inclusive, em um dos veículos, foi encontrado um simulador de urna eletrônica, com a imagem do ex-prefeito e seu companheiro de chapa nas últimas eleições, o que, de acordo com a legislação eleitoral, o uso de tal ferramenta é expressamente vedado".

A maior parte dos veículos do município está em alto estado de depreciação, colocando a vida daqueles que utilizam o serviço em perigo, a exemplo da ambulância que estava sem freio. Carros sem estepe, pneus carecas, alguns sem bateria e outros com o motor batido e sem documentação também foram encontrados.  O prefeito afirma que os orçamentos e licitações para que toda a frota da prefeitura seja recuperada já foram solicitados.
 
Em virtude da instabilidade da administração pública do município, gerada por sucessivas trocas de prefeitos, nos últimos anos, Celino Rocha vem sendo obrigado a fazer uma gestão de austeridade com firme controle de gastos públicos. "A realização da auditoria representa o dever legal desta administração de identificar os possíveis atos ilícitos dos antecessores, visando à responsabilização pelos possíveis danos causados ao erário do município, através de ações de improbidade administrativa, inclusive, para não incorrer em crime de prevaricação" afirmou o procurador do município, Dr. Jailson Costa.
 

O gestor antecipou que só vai realmente poder governar satisfatoriamente, quando tiver em mãos a conclusão da auditoria. "Estou tomando pé da situação com o procurador do município e com os advogados, para saber quais medidas deverão ser tomadas daqui pra frente e quais as ações devo implementar durante a minha gestão. De antemão, revelo que estamos tendo dificuldades para obter as informações que procuramos em virtude da ausência de documentos importantes no prédio da Prefeitura. Não encontramos, por exemplo, os balancetes contábeis de vários meses. Por isso, optamos pela realização da auditoria, para compreender a real situação de Anadia", comentou.
 
Para o gestor, é fundamental resguardar a integridade do seu governo que está apenas começando – afim de que, no futuro, não seja responsabilizado por desmandos praticados por outros. "Concluído os trabalhos da auditoria, entregaremos aos órgãos competentes um relatório contendo todos os atos e fatos contábeis, administrativos e financeiros ocorridos na última administração. Quero pedir calma a população, porque a partir deste momento, começamos a recuperação do nosso município para que no futuro bem próximo, possamos colocar o trem no trilho e voltar à linha do desenvolvimento. Com coragem, determinação e perseverança, vamos devolver à sociedade anadiense, a gestão que o povo merece", concluiu o prefeito.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos