Blog do Tinho

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Pinheiro: Comissão criada por JHC já apresenta vitórias e resultados para moradores dos Bairros afetados

POR: Blog do Tinho
JHC preside Comissão Externa do Pinheiro
Blog do Tinho

Tendo ficada estagnada e em banho-maria por um tempo, a problemática, nunca esquecida e presente na vida dos maceioenses dos bairros afetados pelo afundamento do solo: Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, toma novo fôlego com a Criação da Comissão Externa do Pinheiro( Afundamento do Solo em Maceió), proposta por JHC, e começa a produzir resultados positivos, vitórias e trazer soluções para as famílias maceioenses afetadas.

Em contato direto com os representantes da Braskem e órgãos governamentais, JHC vem debatendo e buscando soluções para os moradores. Inclusive, alinhado ao SOS Pinheiro, JHC fez pleito com relação às indenizações, o aluguel social, o monitoramento e acompanhamento, e a busca por respostas e soluções.

Desburocratização e acesso

O deputado, através da comissão, e também do contato direto com o presidente da Braskem e órgão de regulação e fiscalização, tem trabalhado no sentido de desburocratizar e permitir acordos mais célere, sem que haja a necessidade de uma judicialização, que pode demorar 15, 20 anos para que às famílias sejam ressarcidas e indenizadas.

Elogiado

JHC conseguiu colocar frente a frente, o presidente da Braskem, Fernando Musa, e o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em uma acareação propositiva, na qual a comissão, potencializou acelerar medidas e soluções, visando a contemplação das famílias afetadas e melhorias nos Bairros.

Entre elas, a Braskem anunciou medidas para o encerramento definitivo da extração de sal e fechamento de seus poços em Maceió.

Visível avanço

Entre as ações, conseguidas e anunciadas pela Braskem, está a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas.

A estimativa é que esta área de resguardo envolva aproximadamente 400 imóveis e 1.500 pessoas. Nos demais poços, a recomendação é de que sejam adotadas medidas complementares de monitoramento, sem necessidade de realocação de moradores.

Segue encaminhamentos

Os encaminhamentos feitos por JHC na Comissão Externa do Pinheiro, e o cronograma defendido pelo parlamentar, vem sendo cumprido e respeitado pelos órgão e pela empresa Braskem, que em mais uma vitória da comissão, anunciou que irá disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução destas ações será feito em conjunto com a Defesa Civil e demais autoridades.

E já está marcada para esta terça-feira, às 10 horas da manhã, uma reunião entre representantes da Braskem e o Deputado JHC.

Fenômeno geológico

Em relatório, a CPRM associou os danos à extração de sal-gema da Braskem. A petroquímica, porém, contratou especialistas independentes e está conduzindo estudos com sonares para levantar mais informações sobre os eventos, apurar suas causas e, a partir desses dados, propor soluções.

 

 

 

 

______________________________

[email protected]

WhatsApp: 996180795

Braskem desburocratizar JHC Pinheiro soluções

Comentários