Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Município de Teotônio Vilela ganhará Memorial em Homenagem ao Menestrel das Alagoas

23/08/2018 23h11
Município de Teotônio Vilela ganhará Memorial em Homenagem ao Menestrel das Alagoas

Uma reunião, realizada na tarde desta quinta-feira (23), na Secretaria Municipal de Educação do Município de Teotônio Vilela, deu o pontapé inicial para a Criação do Memorial Teotônio Brandão Vilela, “O Menestrel das Alagoas” no município.

Os apontamentos para a realização do MUSEU/Memorial foram discutidos entre o filho do homenageado, o ex-governador Teotônio Vilela Filho, a Secretária de Educação do Município, Professora Noêmia Pereira, a primeira dama da cidade, Izabelle Monteiro Alcântara Pereira, e os técnicos e assessores da SEMED para questões culturais e o resgate histórico.

A ideia do Memorial, de interesse geral, voltado para a preservação e propagação de informações históricas surgiu após um convite do ex-governador Teotônio Vilela Filho ao Prefeito Joãozinho Pereira para conhecer o acervo da Fundação Teotônio Vilela, que está repleta de informações históricas, compostas de dados, livros, documentos e imagens relativas à pessoa e a vida pública do Menestrel das Alagoas.

Teotônio Vilela Filho afirmou que o acervo, “tendo as condições necessárias para conservação no município de Teotônio Vilela, será disponibilizado pela família Vilela para o resgate histórico e cultural no município”.

Para o prefeito Joãozinho Pereira, o resgate e a conservação histórico e cultural das informações do Menestrel das Alagoas é uma questão cívica, pois “é a preservação da história do município para essa e às futuras gerações”.

“Precisamos fazer com que os jovens conheçam a sua própria história, a história da cidade em que vivem, e esse conhecimento vai gerar em cada um o sentimento de pertencimento, identidade, e consequentemente o maior interesse e valorização pelo seu lugar”, afirmou o Prefeito.

De acordo com a Secretária de Educação do Município, Professora Noêmia Pereira, o memorial tem previsão para ser inaugurado em 28 de maio de 2019, quando o Menestrel, empresário e um dos maiores políticos brasileiros, filho de Elias Brandão Vilela e Isabel Brandão Vilela, estaria completando 102 anos.

 

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos