Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Programa Saúde na Escola chega às Creches do Município de Teotônio Vilela

Com atendimentos e orientações, Secretarias de Saúde e Educação iniciam ação de triagem nas creches do Município.

27/03/2018 16h04
Programa Saúde na Escola chega às Creches do Município de Teotônio Vilela

Alunos, professores e pais de alunos da Creche Municipal Vovó Zirlene, receberam na manhã desta terça-feira (27), numa ação integrada entre as Secretarias de Saúde e Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE), profissionais da Saúde para realização das Triagens.

A ação iniciou com as boas vindas da Diretora Simônica e do coordenador da Atenção Básica, Edson Houly, que explicou sobre a importância do momento.  Logo em seguida, aconteceu apresentação dos alunos com “Roda de Capoeira, Balé e musical”. 

A enfermeira Patrícia Diniz, iniciou a roda de conversa sobre “Aleitamento Materno Exclusivo”, orientando a importância de utilizar o uso do mesmo, como único alimento até os 6 meses na vida da criança.

Foram disponibilizados para este momento: psicólogas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, enfermeiros e pediatras a para realização deste atendimento preventivo, pois através de um diagnóstico precoce, irá auxiliar no desenvolvimento do aprendizado da criança. A participação dos pais é importante para os cuidados necessários para a saúde da criança.

Além dos atendimentos com a médica pediatra Fátima Munhoz, os dentistas Felipe Nunes (coordenador da Saúde Bucal) e Cristiane Alcântara realizaram palestras com os professores sobre as técnicas de escovação corretas e a higienização dos dentes e da escova; além de realizarem com as crianças a “Escovação Supervisionada, trabalhando a educação em saúde de forma lúdica para melhor compreensão desses pequenos alunos.

 

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola - PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. O objetivo do programa é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“As demais creches de nosso município também participarão deste momento de triagens! Agradecemos ao prefeito Joãozinho Pereira, por nos possibilitar realizar ações como essas. Parabéns a todos os envolvidos na realização desta ação” disse a Secretária Izabelle Pereira.

 

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos