Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Cosems discute com Estado redução de recursos do MS para tratamento do Glaucoma

05/02/2018 22h10
Cosems discute com Estado redução de recursos do MS para tratamento do Glaucoma

A redução de recursos financeiros do Ministério da Saúde para pacientes dos municípios alagoanos que precisam do tratamento de Glaucoma foi a pauta central da 1ª Reunião da Diretoria Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) do biênio 2017-2019, que reuniu nesta segunda-feira (5) no auditório da entidade gestores da Saúde e técnicos dos municípios e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

O Estado recebia mensalmente R$ 24.5 milhões referentes ao tratamento de 40 mil usuários do SUS e que, após auditorias realizadas pelo MS e entendimentos com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o Ministério reduziu os recursos em âmbito nacional – relacionado ao tratamento de glaucoma – adotando o parâmetro de prevalência da doença por faixa etária. A partir de então, foi publicada a portaria 3011 de 2017 que reduziu o montante destinado a Alagoas para R$ 4.3 milhões.

A redução expressiva de valor repassado aos municípios levou a Diretoria e a Sesau a montarem um Grupo Técnico para discutir o corte de recursos e adotarem providências no sentido de dimensionar a real necessidade da população e garantir o acesso ao tratamento de glaucoma. O GT vai elaborar um documento para ser enviado ao MS pela Gestão estadual e o Cosems, informando as providências adotadas em Alagoas.

A presidente do Cosems, Izabelle Pereira, também secretária de Saúde de Teotônio Vilela, destacou a importância do alinhamento de informações entre Estado e municípios, considerando que o tratamento dos pacientes de glaucoma está praticamente paralisado em Alagoas. “Ficamos preocupados com os pacientes que precisam do uso contínuo do colírio, uma vez que a doença pode levar a cegueira”, destacou Izabelle.

Após o direcionamento dado na reunião, o Grupo Técnico se reunir e dentre os encaminhamentos ficou acordada ainda a elaboração de uma nota técnica pelo Cosems e Sesau para tratar do corte de recursos que constam da Portaria 3011 de 2017. 

Além da construção da nota, será feito o recadastramento dos pacientes por município de residência, no período de 19 de fevereiro e 15 de março; e em seguida os municípios de referência, ou seja, os executores do procedimento de glaucoma irão reavaliar os pacientes e, posteriormente, serão realizadas auditorias nos respectivos prontuários.

A presidente do Cosems/AL ressaltou a necessidade de a Sesau estabelecer um cronograma de repasse para que os municípios possam se programar, já que têm fornecedores que também dependem de prazo. 

Izabelle salientou também a importância da presença dos secretários, técnicos e superintendentes nas reuniões das Comissões Intergestores Bipartite, considerando que é um espaço adequado para as discussões pertinentes à saúde pública.

O superintendente da Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, reconheceu a burocracia do Estado no fluxo dos processos, o que leva à falta de agilidade na regularização dos repasses e afirmou que não tem medido esforços para definir um calendário de pagamento.

 

Ascom

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos