Bastidores

Bastidores

Bastidores

Fora da disputa: Conceição Tavares está inelegível por cometer improbidade administrativa

Em Nota, ex-prefeita garante que continua candidata

17/04/2020 09h09
Fora da disputa: Conceição Tavares está inelegível por cometer improbidade administrativa

Atualizada às 13:37

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5a Região deixou a ex-prefeita de Traipu, Conceição Tavares, fora de disputas eleitorais pelos próximos cinco anos. Ela foi acusada por praticar atos de improbidade administrativa, enquanto gestora do município. 

De acordo com o processo nº 0800004-94.2016.8.02.0039, da comarca de Traipu, “JULGO PROCEDENTES os pedidos, para CONDENAR as rés MARIA DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA TAVARES, ERICA BARBOSA DE MELO VILALOBOS PRODUÇÕES ME. e F. DE M. COSTA PRODUÇÕES E EVENTOS - ME, pelos atos de improbidade administrativa previstos no art. 10, VIII e XII, da Lei n. 8.429/92, resolvendo o mérito nos termos do art. 487, I, do Código de Processo Civil, aplicando-lhes as sanções a seguir dosadas na forma do art. 12, II, da Lei 8.429/92”. 

Conceição Tavares tentou fugir da condenação recorrendo à instâncias superiores, mas não obteve sucesso. Ela foi enquadrada na Lei da Ficha Limpa e está fora das eleições municipais deste ano. 

Nos bastidores, a população do município -  que fica às margens do Rio Francisco - comemora, pois a gestão de Conceição Tavares foi marcada por denúncias de irregularidades, fofocas e até de ameaças. 

De acordo com pesquisas para consumo interno, a ex-prefeita não consegue pontuar bem e o seu índice de rejeição é expressivo. Mesmo assim, ela insiste em tentar concorrer ao cargo que já possuiu num passado recente. 

Segundo um comerciante local, que pediu para não ser identificado, seria perda de tempo apoiar Conceição Tavares. “Mesmo se ela fosse candidata, iríamos perder o voto, pois teria o mandato cassado e os eleitores ficariam com cara de besta”, disse.  Conceição Tavares deve ir em busca de um nome para substituí-la na disputa eleitoral pela prefeitura de Traipu.

Nota de Esclarecimento

A ex-prefeita Conceição tavares encaminhou Nota na qual informa que continua sendo candidata. Leia na integra. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO E DIREITO E RESPOSTA Maria da Conceição Teixeira Tavares, vem, por meio deste, PRESTAR os devidos esclarecimentos ao tempo que SOLICITA o efetivo DIREITO DE RESPOSTA em relação a matéria veiculada, na data de hoje 17/04/2020, pelo Sítio eletrônico 7segundos pelo título “Fora da disputa: Conceição Tavares está inelegível por cometer improbidade administrativa”, pela inarredável verdade que se segue:

Primeiro importante consignar que NÃO HÁ QUALQUER RESTRIÇÃO JURÍDICA QUE IMPESSA A LEGÍTIMA CANDIDATURA DE CONCEIÇÃO TAVARES, posto que preenche todos os requisitos de elegibilidade e não sofre nenhuma condição de inelegibilidade, REAFIRMANDO, portanto, a sua condição de PRÉ CANDIDATA A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE TRAIPU.

A matéria noticiada peca gravemente por trazer fatos inverídicos, falaciosos e em descompasso com a realidade, visto que o processo noticiado sequer teve exaurimento definitivo de 1ª instância e, portanto, muito menos de 2ª instância.

Ademais, a matéria ora em esclarecimento falha gravemente ao citar informações inverídicas de suposta pesquisa realizada, em completa contramão ao que determina a legislação eleitoral pertinente, bem como ao jornalismo minimamente ético e profissional. Além de não corresponder ao verdadeiro sentimento da população da cidade, o sítio eletrônico cria verdadeira FAKE NEWS gerando um desserviço para toda a sociedade.

Sendo assim, ASSEGURA-SE que Conceição Tavares é pré-candidata à chefia do executivo do Município de Traipu-AL não havendo qualquer restrição jurídica de qualquer ordem que seja.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos