Bastidores

Bastidores

Bastidores

Enfermeiros acusam prefeitura de Arapiraca de distribuir máscaras vencidas

25/03/2020 08h08
Enfermeiros acusam prefeitura de Arapiraca de distribuir máscaras vencidas

Uma grave denúncia feita por enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde pode colocar em “xeque” as ações feitas pela Prefeitura de Arapiraca no combate ao Coronavírus.

A informação, obtida pelo blog com alguns denunciantes, é de que a administração municipal distribuiu diversas máscaras vencidas para equipe técnica das unidades de saúde. 

A distribuição ocorreu no início desta semana e causou revolta entre os enfermeiros em grupo de WhatsApp da categoria, já que segundo eles, os médicos receberam máscaras dentro do prazo da validade e eles não.

“Não podemos deixar isso dessa forma. Já somos desvalorizados desde sempre, mas assim na cara dura. Precisamos de proteção igual aos médicos. O que agente tem de diferente”, questionou uma enfermeira no grupo.

Logo depois, outras pesssoas se pronunciaram e também confirmaram ter recibo o equipamento vencido. “A minha e dos técnicos estão vencidas. A da médica só em 2021”, relatou outro profissional. 

A distribuição, segundo os próprios técnicos, aconteceu no 3° Centro de Saúde, que tem servido como “unidade sentinela” para os casos de Coronavírus.

Pouco tempo depois de começarem as denúncias, enfermeiros revelaram que a diretora da atenção básica, Laura Acioly, se pronunciou e explicou o ocorrido.

Em justificativa, a diretora disse o equipamentos haviam sido doados e que a secretaria de saúde sabia que existiam máscaras com prazo de validade excedido. Ela também disse que não houve distinção entre classes.

“Essa caracterização de que as distribuídas aos médicos não estão vencidas e as distribuídas para os enfermeiros estão não é coerente com a nossa conduta. Entregamos as dos enfermeiros e técnicos de enfermagem porque estavam numa caixa maior e tinha outra numa caixa menor. Nada foi proposital, nem tão pouco discriminativo como estão colocando”, falou.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos