André Pepes

André Pepes

André Pepes

Antibióticoterapia

14/04/2016 10h10
Antibióticoterapia

USO INCORRETO DE ANTIMICROBIANOS

Os medicamentos conhecidos como “antimicrobianos” são aqueles que têm a capacidade de suprimir a multiplicação ou o crescimento dos microorganismos. Nesta classe estão compreendidos os medicamentos produzidos a partir de bactérias e/ou fungos e aqueles que são totalmente produzidos sinteticamente, antibióticos e quimioterápicos, respectivamente.
O objetivo desta classe está diretamente ligado a tentativa de prevenção ou tratamento de processos infecciosos. Fazendo-se necessário o completo conhecimento dos germes responsáveis pelo tipo de infecção a ser tratada.
Durante o século XX, a humanidade participou da era de lançamento das maiores drogas antimicrobianas, controlando assim as grandes pragas envolvidas em diversas pandemias. Hoje, porém, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde, estamos vivendo a era pós-antibiótico, em que as pessoas estão morrendo de infecções simples, que eram tratáveis há décadas. Novas drogas têm sido desenvolvidas, mas elas não têm se mostrado capazes de resolver o problema por si só.
O uso indiscriminado dos antimicrobianos gerou um verdadeiro exército de microorganismos super-resistentes, que travam uma guerra biológica com as equipes de saúde em todo o mundo. Trata-se como uso indiscriminado aquele realizado para tratar infecções que não são causadas por bactérias; quando o medicamento é tomado em doses incorretas e quando o tempo de tratamento é inadequado. Estes erros, tão comumente cometidos pela população, realizam um processo de seleção natural, no qual somente algumas cepas microbianas são capazes de resistir. Estes microorganismos resistentes passam a circular na comunidade, espalhando-se e gerando uma série de infecções secundárias, criando assim, uma cascata de efeitos nocivos a toda população.
Uma vitória na luta contra o uso indiscriminado desta classe farmacológica é a obrigatoriedade da retenção da prescrição médica ou odontológica para sua dispensação. O farmacêutico age de maneira direta neste processo, avaliando cada prescrição e sanando as dúvidas que, por ventura surgirem. Porém, de nada adianta o empenho da equipe de saúde sem que haja a conscientização da população sobre os malefícios do uso incorreto desta classe.
Como devo evitar a resistência aos antimicrobianos então? São medidas simples, tais como: Nunca usar antibióticos sem a indicação do médico ou dentista; Usar a dose que foi prescrita e nos horários corretos (usar doses maiores NÃO acelera a cura); Nunca parar o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas tenham melhorado; E, por fim, procure sempre um profissional de saúde. Como estamos falando de medicamentos, ORIENTE-SE COM UM FARMACÊUTICO!

Samara Malaquias Cavalcante
Mestre em Ciências Farmacêuticas - UFAL
Pós-Graduanda em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica
Farmácia São Tiago LTDA 
Farmacêutica Responsável Técnica
CRF/AL 1446