André Pepes

André Pepes

André Pepes

Fisioterapia

10/04/2016 07h07

Reeducação Postural Global ou R.P.G. (ou sua marca registrada RPG) é uma forma de Fisioterapia desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard, a partir do trabalho de Françoise Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de "fluagem".

A "fluagem" é o estado fisiológico da forma ou contração constante dos músculos da postura que mantem o alinhamento do corpo. É um método de tratamento fisioterapêutico, utilizado em poucos países por fisioterapeutas formados pessoalmente por Philippe Souchard. O tratamento consiste em reorganização da musculatura profunda, alinhando as estruturas articulares do corpo(cabeça,coluna, quadril e membros). O tratamento de R.P.G., é feito através de de posturas combinadas a respiração coordenada para alinhamento das estruturas e aumento da flexibilidades do corpo e melhor mobilidades das articulações do corpo. O R.P.G. tem indicação para indivíduos com lesões de coluna vertebral (hernias, protusões discais) como também desvios posturais(escolioses, cifoses, lordoses) seguidos de dor ou não, podendo causar lesões ou síndromes diversas partes do corpo como por exemplo: bursites, tendinites, lombalgias, cervicalgias, síndrome do túnel do carpo, etc.

Atualmente, pelo estudo da Biomecânica, sabe-se que o RPG é apenas melhor do que não tratar.

Devido a grande numero de pacientes com problemas mecânicos a Fisioterapia evoluiu e criou técnicas novas e mais eficientes para o tratamento das inúmeras afecções no corpo.

Existem vários métodos, como o Pilates, Estabilização segmentar, Posturologia, Mulligan, Maitland, Técnicas Miofasciais, que tratam cada um dos problemas citados a sua maneira, o rpg tem sido sim o método mais utilizado no Brasil e em vários países por ser uma forma mais completa de tratamento do que estas citadas acima, obviamente cada paciente é único mas na maioria dos casos o rpg tem sido a técnica mais eficaz para os tratamentos de lesões e problemas posturais lembrando que o profissional por si só não faz milagres o paciente é o principal executor/transformador para que os resultados sejam os melhores possíveis principalmente se tratando de problemas posturais que necessitam de exercícios e alongamentos diários onde o paciente deve aplicar para sua vida os exercícios lecionados pelo profissional.

Na segunda -feira no Nosso Saúde em Foco na 103,3 as 9 da manhã, teremos a presença da Fisioterapeuta Gabriela Nader falando sobre esse método, Ballet Clássico/ Fisioterapia, Postura e Muito mais! 

Sobre o blog

Graduado em Administração de Empresas pela Uneal, Radialista, Produtor e Âncora do Programa Saúde em Foco na Nova FM Arapiraca 103.3 exibido de segunda à sexta-feira as 9 da manhã.

Arquivos