André Pepes

André Pepes

André Pepes

Tecnologia e Câncer

06/04/2016 17h05

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 - INCA)

O câncer é uma doença com incidência crescente em todo o mundo, principalmente em função do aumento da longevidade das pessoas. A expectativa de vida do brasileiro que, em 1950, era em torno de 40 anos, hoje é de 74. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de mais de 576 mil os novos casos para 2014, um aumento de 11% em relação aos casos anuais estimados para o biênio 2012/2013.

A boa notícia é que na última década o tratamento da doença avançou, tanto no âmbito tecnológico quanto na abordagem multiprofissional e no atendimento individualizado dos pacientes. O A.C.Camargo Cancer Center, referência mundial em oncologia, conta com um completo parque tecnológico para o diagnóstico e tratamento da doença, além do acompanhamento interdisciplinar.

Tecnologia - O tratamento cirúrgico é cada vez mais conservador, resultando em uma maior preservação dos órgãos. A cirurgia robótica, com caráter minimamente invasivo, diminui a dor, o sangramento e a necessidade de medicação analgésica. Dessa forma, o paciente fica internado durante um menor período e apresenta melhores resultados funcionais. Nos Estados Unidos, o câncer de próstata, por exemplo, tem cerca de 80% dos tumores operados via robótica.

"A tecnologia veio para ficar. Equipamentos como o HIFU e o Robô da Vinci melhoram o tratamento de muitos tumores. O principal fator que ainda limita a adoção da técnica em todas as cirurgias é o custo", explica Ademar Lopes, cirurgião oncológico e vice-presidente do A.C.Camargo.

Na era da genômica e da medicina personalizada, em função do melhor conhecimento da expressão dos genes em cada tumor, a quimioterapia passou a utilizar medicamentos específicos, como antagonistas hormonais, anticorpos monoclonais e modalidades da terapia alvo-dirigida.

Na área da radioterapia atualmente há máquinas com muito mais precisão, programadas para irradiar apenas o tumor, preservando ao máximo os órgãos saudáveis adjacentes. A radioterapia estereotáxica, por exemplo, permite irradiar precisamente um tumor no pulmão e no fígado, mesmo com os movimentos respiratórios do paciente e movimentos destes órgãos.

Multidisciplinaridade e Suporte ao Paciente
Umas das mudanças mais importantes e que merecem destaque é a medicina personalizada. "Passamos a estudar o perfil biológico do tumor, identificando as alterações genômicas específicas, que, na maioria dos casos, tem implicação na terapêutica que será adotada".

Pacientes que tratavam do câncer de mama, por exemplo, recebiam o mesmo tipo de tratamento após a cirurgia. Hoje as terapêuticas adotadas são diferentes em função do perfil genômico do tumor. O mesmo já vem acontecendo com tumores do intestino. "É um tratamento individualizado e com um campo aberto para o futuro", ressalta Ademar Lopes. A abordagem multiprofissional engloba o diagnóstico anatomopatológico, a biologia molecular, as novas técnicas cirúrgicas e o suporte ao paciente, com atendimento psicológico, fisioterápico, fonoaudiológico e nutricional. "Trabalhos científicos concluem que pacientes tratados em centros de atendimento multidisciplinar têm melhores resultados terapêuticos em termos de sobrevida e qualidade de vida", conclui o cirurgião.

Dr. Ademar Lopes - CRM/SP 21092
Especialista em Cancerologia - RQE nº 197

Sobre o blog

Graduado em Administração de Empresas pela Uneal, Radialista, Produtor e Âncora do Programa Saúde em Foco na Nova FM Arapiraca 103.3 exibido de segunda à sexta-feira as 9 da manhã.

Arquivos