Bastidores

Bastidores

Bastidores

Após explorar Craíbas, Vale Verde quer diminuir repasse de royalties

Empresa alega que parte dos impostos pagos à Prefeitura e ao Estado deveriam ser repassados para a União

20/04/2021 07h07
Após explorar Craíbas, Vale Verde quer diminuir repasse de royalties

Não é de hoje que a Vale Verde mostra sua verdadeira face de exploração na cidade de Craíbas. Desde o início do ano, o 7Segundos vem mostrando o que a empresa está fazendo da região. Desde ameaça a produção agrícola, desvalorização das propriedades rurais, problemas ambientais e gerando quase nenhum emprego na cidade. Não bastasse tudo isso, agora querem diminuir repasse de royalties à prefeitura e ao Estado.

A empresa alega que parte dos impostos pagos à Prefeitura e ao Estado deveriam ser repassados para a União, sob o argumento de que nenhum dos dois teriam direito a parcela, chamando de inconstitucional.

A Vale Verde faz isso, após ganhar incentivos fiscais da cidade de Craíbas e do Estado, para exercer atividade econômica, querendo aumentar ainda mais seus lucros, sem nem ao menos, empregar a população da cidade, preferindo mão de obra de fora, como relatamos no mês de janeiro.

Entre os incentivos do Governo de Alagoas previstos no Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), a empresa teve a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados.

Sobre os royalties, estavam sendo distribuídos 2% da arrecadação. O município de Craíbas com 0,65% e 1,35% para Estado de Alagoas e União.

Essa é uma quantidade pequena em meio aos lucros da empresa e que são investidos em melhorias na cidade, na região e no Estado. Somente no final do ano passado, a empresa conseguiu o financiamento de 120 milhões de dólares para continuar a exploração de minério da região.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos