Politicando

Politicando

Politicando

Lima Júnior perde o apoio da tropa para voltar ao comando da PM

Coronel é acusado de perseguir militares da corporação

08/01/2021 17h05
Lima Júnior perde o apoio da tropa para voltar ao comando da PM

Com a saída do Coronel Lima Júnior da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a tropa defende que a possibilidade de o oficial voltar para o comando geral da Polícia Militar (PM) em Alagoas seja descartada. A reformulação faz parte da reforma administrativa confirmada pelo governador do Estado, Renan Filho (MDB).

De acordo com denúncia recebida pela reportagem, Lima Júnior é acusado de perseguir militares que reclamam da sua falta de habilidade dentro da corporação. “Muitos coronéis pediram afastamento por causa dele. Pelo menos cinco foram para a reserva remunerada na gestão dele”, diz um policial militar que prefere ter o nome preservado.

O denunciante vai além e diz que o retorno de Lima Júnior para o comando da PM pode provocar uma reação negativa na tropa, podendo resultar no aumento de práticas criminosas em todo o Estado. "Ele nunca vai às operações prestigiar a tropa. O que ele sabe mesmo é comandar mesa de bar. Por isso os números de homicídios dispararam”, revela.

De acordo com o Boletim de Estatísticas Criminais da SSP, de janeiro de 2019 até dezembro do mesmo ano foram 1.188 crimes violentos letais e intencionais. Já de janeiro de 2019 à novembro de 2020 já foram 1.205, o que confirma o aumento nos índices de criminalidade apresentados na denúncia.

Outro fator apresentado na denúncia é a falta de incentivo à militares que estão iniciando carreira na corporação. “Alunos novos querem apenas postar fotos no Instagram. Não existe mais um treinamento duro como tinha na nossa época. Muitos entram apenas para que a PM sirva de degrau em suas vidas”, concluiu.

O novo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar ainda informou se planeja fazer alterações nos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos