Bastidores

Bastidores

Bastidores

Macedo pode ter vaga no primeiro escalão da prefeitura de Arapiraca

Presidente do MDB desconversa, mas nos bastidores ele é apontado como futuro secretário de Articulação Política

30/12/2020 12h12 - Atualizado em 30/12/2020 14h02
Macedo pode ter vaga no primeiro escalão da prefeitura de Arapiraca

As especulações sobre o secretariado de Luciano Barbosa (MDB) agitam os bastidores da política de Arapiraca. Além da médica Luciana Fonseca, a única secretária anunciada oficialmente pela próxima gestão, são grandes as apostas em torno do nome de José de Macedo. Especula-se que ele pode ser o titular da Secretaria Municipal de Articulação Política, assumindo uma função estratégica dentro da administração municipal.

Macedo é considerado um dos mais fieis escudeiros do prefeito eleito. Ele enfrentou a cúpula do MDB, voltou contra no processo de expulsão de Barbosa do partido e foi punido com a extinção do diretório municipal, que protocolou a convenção partidária que permitiu a formação da chapa Luciano e Rute, que venceu as eleições de novembro. Por conta disso, é considerado natural que Barbosa queira mantê-lo por perto, na função que sempre exerceu bem, a de articulador político.

O 7Segundos fez contato com Macedo, que não confirmou, mas também não negou, que estará no time de secretários municipais de Arapiraca a partir de sexta-feira, 1º de janeiro.

"Não sei. O único nome anunciado até agora foi o da secretária de Saúde. Eu imagino que logo no começo desta gestão, devem ser empossado oito ou dez secretários. Depois, à medida que as necessidades surgirem, outros nomes devem ser empossados", declarou, deixando claro em seguida que a declaração é uma suposição pessoal.

"O Luciano é muito comedido. Acredito que primeiro ele deve se inteirar da real situação da prefeitura de Arapiraca para poder definir o que será preciso fazer e como deverá agir. Por isso acho que neste primeiro momento ele deve nomear entre oito e dez secretários. Isso é o que eu imagino", esclarece.

Macedo, que chegou a fazer uma despedida emocionada nas redes sociais afirmou que após as pazes de Luciano Barbosa com os Calheiros, tudo voltou a ser como antes: o diretório municipal do MDB foi recomposto, ele voltou a ser o presidente do partido em Arapiraca e Luciano Barbosa está novamente filiado.

"Quando aconteceu tudo aquilo, não tinha como a gente retroagir [na indicação de Luciano Barbosa como candidato à prefeitura] e estávamos tão certos que ele e a Rute venceram a eleição. Depois eles viram que a briga só estava desgastando todo mundo e então resolveram retirar as ações. O presidente do MDB e também senador Renan Calheiros pediu para o Luciano fazer uma carta pedindo a recomposição do diretório e a gente já tinha ganhado. Então voltou tudo, o mesmo diretório, os mesmos convencionais, diretoria, comissão de ética, tudo igual a antes", ressaltou.

A prefeitura de Arapiraca conta atualmente com onze secretarias e mais cinco órgãos da administração direta: Procuradoria Geral, Controladoria Geral, Instituto Municipal da Previdência (Imprev), Coordenadoria de Comunicação e Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

A secretaria de Articulação Política foi criada por Rogério Teófilo e teve como titular Fernando Rezende. Quando Fabiana Pessoa assumiu o mandato, em agosto, o cargo deixou de existir.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos