Bastidores

Bastidores

Bastidores

Vitória dos vereadores do MDB mexe com as articulações para mesa diretora da Câmara de Arapiraca

Thiago ML contaria hoje com 10 votos, mas parlamentares do MDB podem tentar virada de mesa

11/12/2020 17h05 - Atualizado em 11/12/2020 17h05
Vitória dos vereadores do MDB mexe com as articulações para mesa diretora da Câmara de Arapiraca

Antes mesmo de estar fechada a composição da Câmara Municipal de Arapiraca para a próxima legislatura, vereadores eleitos já começavam a articular a eleição para o comando do Legislativo. Apesar de um percentual de renovação um pouco maior que 50%, a presidência e os demais importantes assentos na Mesa Diretora e nas comissões deverão ser preenchidos por vereadores reeleitos, ou "experientes".

Thiago ML (PROS) já vinha articulando um grupo político em busca de votos para se tornar o próximo presidente da Câmara. No início da semana, ele teve uma reunião com Adriano Targino (PP), Pablo Fênix (PSDB), Sérgio do Sindicato (PSDB), Fabiano Leão (PSDB), Melquisedec (PROS), Alisson da Tim (Republicanos), Zé Carlinhos (PSC), dr. Fáboi (PSDB) e Túlio Freire (PP). Ao final do encontro, eles posaram para a foto acima.

As articulações traziam ainda como diferencial as chances de o presidente do Legislativo assumir interinamente a prefeitura de Arapiraca, durante período de preparação para nova eleição majoritária, caso a candidatura de Luciano Barbosa fosse indeferida pela Justiça Eleitoral. A hipótese não irá se concretizar e mesmo que o grupo esteja de fato fechado e seja maioria entre os vereadores eleitos, terá ainda que enfrentar o MDB, que foi deixado de fora dessa articulação.

Os cinco vereadores do MDB integram a maior bancada partidária da Câmara e oficialmente formam a base aliada de Luciano Barbosa. Os emedebistas não haviam iniciado as articulações em torno das eleições para a Mesa Diretora até a decisão judicial garantindo que serão empossados, mas certamente deverão escolher entre eles quem irá disputar a presidência do Legislativo.

Como reviravoltas e viradas de mesa fazem parte da "tradição" das eleições para a presidência da Câmara de Vereadores de Arapiraca, com reuniões secretas, isolamento em hotéis e até confisco de celulares - vide a eleição para a Mesa ocorrida quatro anos atrás, quando um dos grupos políticos se isolou em um hotel em Porto de Galinhas (PE) e os vereadores passaram dias incomunicáveis - com os celulares guardados dentro de uma bolsa, que só foram devolvidos quando chegaram para a votação - não é possível fazer qualquer previsão sobre qual grupo irá vencer.

O que se pode prever é que, com o grande índice de renovação da Câmara, os novatos é que irão decidir a eleição para a Mesa Diretora. Dos 19 vereadores eleitos, nove fazem parte da atual legislatura e Márcio Marques (Republicanos) conseguiu voltar ao time titular. Outros nove ocuparão os cargos pela primeira vez.

Enquanto Thiago ML aparentemente conta com o apoio de quatro novatos: Adriano Targino, Alisson da Tim, Túlio Freire e Zé Carlinhos - embora este último seja do PL, partido da vice-prefeita Rute Nezinho, e por isso pode virar a casaca e fechar com o MDB, que já conta com dois votos certos entre os vereadores de primeiro mandato: a dra. Fany e Márcio Canaã.

Sobram ainda Edvânio do Cangandu (Avante), Ginaldo Bicudo (Republicanos) e Vicente do Remédio (PSL), que poderão fazer a diferença na eleição.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos