Bastidores

Bastidores

Bastidores

[Vídeo] Após ausência sem justificativa, Fabiana afirma que discutir propostas em debate é "perda de tempo"

Apesar de sucesso de público e elogio de participantes, Fabiana Pessoa tenta desqualificar debate

13/11/2020 12h12
[Vídeo] Após ausência sem justificativa, Fabiana afirma que discutir propostas em debate é 'perda de tempo'

Com quase de 30 mil visualizações na transmissão ao vivo pelo YouTube e uma multidão assistindo em um telão no Bosque das Arapiracas, o sucesso do Debate 7Segundos foi reconhecido pelos participantes como uma das melhores oportunidades para apresentar ao público suas propostas. Ainda assim, a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), usou as redes sociais para tentar justificar o injustificável, dizendo que o debate eleitoral foi "perda de tempo".

"Olha só, pessoal, está havendo aí um debate, só que a turma lá tem lado e não tem porque eu estar perdendo meu tempo ali. Eu quero estar é no meio do povo, que é onde gosto de estar", afirma Fabiana Pessoa em um vídeo divulgado em suas redes sociais.



O apelido de "fujona" vem não só da ausência injustificada no Debate 7Segundos, mas na recusa em conceder entrevistas, participar de sabatinas e até mesmo de algumas reuniões promovidas por entidades da sociedade civil, que são oportunidades para o público conhecerem de verdade suas propostas e seu preparo como gestora municipal. Todas as falas da Fabiana Pessoa chegam a público apenas por meio de suas redes sociais, e são muito provavelmente controladas por sua equipe de marketing, que se esforça para mostrar o melhor lado e esconder os ângulos desfavoráveis.

Debates eleitorais são promovidos por veículos de comunicação nas principais cidades do país e são considerados momentos-chave das campanhas majoritária. O desempenho dos candidatos tem efeito imediato sobre os eleitores, influenciando as pesquisas de inteção de voto e reduzindo a quantidade de candidatos indecisos. Em Arapiraca não é diferente e o 7Segundos já demonstrou isso. No primeiro debate realizado pelo Portal em 2016, a atuação de Rogério Teófilo - que não aparecia em primeiro lugar nas pesquisas - foi decisivo para a sua vitória nas urnas.

Neste ano, o 7Segundos passou quase um mês preparando o debate eleitoral ocorrido na noite de quinta-feira (12). Foram feitas reuniões internas para discutir as regras e aprimorar a dinâmica do evento, que teve a data marcada com três semanas de antecedência, tempo de sobra para os candidatos ajustarem a agenda para comparecer ao avento.

O debate foi realizado com o apoio da Justiça Eleitoral e assessorado por uma banca jurídica, que garantiu o cumprimento das regras previamente acordadas pelas coligações. Até pouco depois das 19h, devido a problemas técnicos que provocaram um pequeno atraso no começo da transmissão, era aguardada a presença de Fabiana Pessoa, Tarciso Freire (PP) e Gilvânia Barros (Solidariedade). Os outros dois candidatos justificaram a ausência informando "problemas na agenda", mas a prefeita - antes mesmo do evento - tentou estrategicamente diminuir a relevância do debate.

Na terça-feira, ela encaminhou uma petição à Justiça Eleitoral para que Luciano Barbosa não pudesse participar do debate. A decisão do juiz foi a de que, como os atos de campanha estavam suspensos, o candidato não poderia participar do evento. Não fosse a decisão do TSE, que determinou a permanência do nome dele nas urnas, a candidata, Fabiana Pessoa, teria alcançado seu intento.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos