Bastidores

Bastidores

Bastidores

Acusado de desviar recursos da educação, Jairzinho Lira desafia a justiça

Candidato a prefeito de Lagoa da Canoa promete valorizar a classe caso seja eleito

04/11/2020 08h08
Acusado de desviar recursos da educação, Jairzinho Lira desafia a justiça

Candidato a prefeito de Lagoa da Canoa, o deputado estadual Jairzinho Lira (PRTB), mesmo respondendo a alguns processos por atos de improbidade administrativas, envolvendo, justamente, irregularidades em serviços da educação municipal, ainda ousa divulgar como proposta para o seu mandato a valorização da educação e dos professores.

Segundo autos do Ministério Público Federal (MPF), Jairzinho é acusado de desviar mais de R$ 4 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). As acusações se referem aos anos de 2011 a 2014, quando Jairzinho foi prefeito da cidade.

Pagamentos a empresas sem a prestação de conta devida, notas e contratos, falta de licitação dentro da lei, aquisição suspeita de livros, reformas de escolas e quadras poliesportivas desmedidas, além de não demonstrar como foi utilizado os recursos do Fundeb são alguns relatos presentes nos autos, protocolado na Procuradoria da República no Município de Arapiraca.

Deputado estadual, Jairzinho Lira foi condenado em primeira instância pelo juiz Aloysio Cavalcanti Lima, da 12ª Vara Federal. No caso, a acusação é pontuada em irregularidades cometidas em licitações e desvios de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além de Jairzinho Lira foram citados os nomes de sua esposa, Fabiana Lira, que exercia o cargo de secretária de Assistência Social; sua mãe Maria Lira Soares (então secretária de Educação); seu pai Almir Lira Sobrinho (já falecido); Maria Alinny Lira Soares, advogada do RPPs; e dos empresários José Aluísio Maurício Lira e Wolney Tadeu Bastos Valença Silva.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos