Bastidores

Bastidores

Bastidores

Severino Pessoa teria causado interferência que prejudicou obra na gestão de Teófilo

Em discurso, deputado teria demonstrado poder de destravar recursos

16/10/2020 07h07 - Atualizado em 16/10/2020 07h07
Severino Pessoa teria causado interferência que prejudicou obra na gestão de Teófilo

Discurso do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos) levantou suspeita de que ele poderia ter utilizado sua influência política para interferir da liberação de recursos para obras em Arapiraca, durante a gestão do prefeito Rogério Teófilo, falecido em agosto e de ter utilizado esse 'poder' para destravar recursos em benefício de sua esposa, a prefeita Fabiana Pessoa.

Durante a convenção partidária que escolheu Fabiana - que foi empossada prefeita após o falecimento de Rogério - como candidata à reeleição, o deputado federal falou claramente que ele havia "destravado" R$ 50 milhões para obra no município, como é possível ver no vídeo abaixo.

No mesmo trecho, ele admite que o recurso esteve "travado" durante os três anos e meio de mandato de Rogério Teófilo. Em contato com a reportagem do 7Segundos, o filho do prefeito falecido, Moacir Teófilo declarou que, de fato, o recurso permaneceu bloqueado e que, na época, nem Severino Pessoa e nenhum outro parlamentar alagoano se mobilizou para destravar o recurso.

"Esses R$ 50 milhões eram destinados a uma grande obra de pavimentação em Arapiraca, que incluía vários bairros e era um projeto que meu pai, o prefeito Rogério Teófilo, se empenhou muito, mas não conseguiu colocar em prática. Ele viajou várias vezes a Brasília, obteve o aceno que o recurso seria liberado, fez o projeto e licitou. Ele chegou até mesmo a anunciar a obra, que iria beneficiar os moradores do Verdes Campos, Canafístula, Novo Horizonte, entre outros que não lembro agora. Só que veio a pandemia e esses recursos não foram liberados. Na época, nenhum parlamentar de Alagoas se mobilizou para tentar destravar esse recurso", declarou.

Moacir Teófilo disse também que se Severino Pessoa buscou a liberação dos recursos depois de ter a esposa empossada como prefeita de Arapiraca, também poderia ter feito antes. "Essa obra traz muitos benefícios e atende a um desejo muito forte da população. Se o deputado pensasse na importância e no benefício para o povo, ele teria ter buscado destravar na época, mas o distanciamento político com meu pai falou mais alto. Mesmo assim, parece que ele percebeu que destravar as obras não é tão simples. Ele não conseguiu transformar a cidade em canteiro de obras em oito dias, como falou", ressaltou.

"Invasão das máquinas"


Ao tomar para si o crédito de destravar recursos federais para obras em Arapiraca, Severino Pessoa afirmou ainda que em pouco tempo o município passaria por uma 'invasão de máquinas'.

"Daqui oito dias, as máquinas vão invadir Arapiraca", declarou, no dia 16 de setembro durante a convenção do Republicanos, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. E em outro trecho do mesmo discurso, disse ainda que as obras que em três anos e meio não teriam sido executadas - devido os recursos travados - seriam vistas em 90 dias.

Não precisa andar muito por Arapiraca para saber que essa 'invasão de máquinas' não aconteceu até o momento. Fora as obras de revitalização do Centro Novo, iniciadas sem consenso entre os empresários locais, pouco se vê de obras em execução.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado Severino Pessoa, que encaminhou a seguinte nota:

Em meados do mês de agosto, assim que a prefeita Fabiana Pessoa tomou posse, o deputado federal Severino Pessoa recebeu da nova gestão um levantamento atualizado com relação às obras que foram encontradas paralisadas ou que não haviam sido iniciadas devido a entraves nos ministérios.

Na condição de representante de Arapiraca na Câmara Federal, o deputado pontou todas as informações e foi até Brasília, inclusive acompanhado da própria prefeita, onde visitaram os ministérios e conseguiram destravar recursos importantes para melhorias na infraestrutura e qualidade de vida dos arapiraquenses.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos