Bastidores

Bastidores

Bastidores

Encarando os perigos pandemia, Coveiros de Arapiraca não recebem insalubridade da Prefeitura

Servidores públicos do serviço funerário aguardam um parecer técnico da gestão municipal

02/10/2020 12h12 - Atualizado em 02/10/2020 12h12
Encarando os perigos pandemia, Coveiros de Arapiraca não recebem insalubridade da Prefeitura

A pandemia da Covid-19 tem trazido muitos desafios, em diversas áreas, e os serviços funerários estão entre o setores com grande risco de contaminação. Por conta dos perigos, os enterros estão sendo reduzidos, e pessoas com suspeitas, ou casos confirmados de Covid-19, estão sendo sepultadas sem funeral, e com o caixão fechado. Assim, por expor os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites legais permitidos, a atividade pode ser considerada como insalubre. Porém a prefeitura de Arapiraca não paga esse direito aos seus servidores.

"Pelo amor de Deus a gente encara todos os dias o perigo nessa pandemia, e a prefeitura não nos paga. Todos os coveiros, e auxiliares funerários, do processo seletivos estão trabalhando sem a insalubridade", disse um funcionário que preferiu não se identificar com medo de retaliação.

De acordo com o denunciante, "em maio deste ano devido a pandemia, e muitas reclamações,  a gestão municipal resolveu colher nossos documentos falando que iriam nos conceder, mas até agora nada".

Segundo a legislação trabalhista ao coveiro de cemitério, que exerce as funções próprias do cargo, são devidos adicionais de insalubridade de acordo com o grau apurado em perícia. Porém a gestão municipal nunca concluiu um parecer técnico para conceder o benéfico aos servidores.

"A prefeitura diz que não tem de um tal de parecer técnico que conceda esse direito, os processos estão parados, e nada é resolvido", completou o denunciante.

A redação do 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, que informou que a insalubridade foi implementada, no mês de setembro, pela nova gestão da Prefeita Fabiana Pessoa, e que os pagamentos referentes ao mês devem estar nas contas, na tarde desta sexta-feira (2).

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos