Bastidores

Bastidores

Bastidores

Número de candidatos e candidatas à Câmara de Arapiraca pode chegar a 359

Conforme atas das convenções realizadas no município, 36% das vagas podem ser disputadas por mulheres

18/09/2020 14h02
Número de candidatos e candidatas à Câmara de Arapiraca pode chegar a 359

O sistema de divulgação de candidaturas e contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DivulgaCand, ainda não tem muitas informações sobre o registro de candidaturas em Arapiraca, mas de acordo com as atas das convenções partidárias que aconteceram até o dia 16 de setembro, Arapiraca poderá ter um total de 359 candidatos e candidatas à Câmara Municipal. Esse número pode sofrer alterações porque algumas candidaturas podem ter os registros indeferidos e ainda tem o desentendimento entre os diretórios estadual e municipal do MDB, que podem frustrar os planos de 25 candidatos, incluindo três vereadores de mandato: Rogério Nezinho, Léo Saturnino e Fábio Henrique.

Entre os postulantes a uma das vagas do Legislativo municipal, 129 são mulheres, que correspondem a 36% do total de candidaturas. Esse percentual, um pouco mais elevado que o mínimo estabelecido pela legislação eleitoral - que determina que cada gênero deve ter pelo menos 30% de representação no partido - se deve a partidos que pretendem registrar um pequeno número de candidatos, como é o caso do PL, DC e PDT. Cada um deles registrou apenas dois candidatos, metade deles mulher. O partido que possui maior representação feminina é o PP, que deverá registrar 12 candidatas, 50% do total das candidaturas do partido, o mesmo acontece com o Cidadania, que terá quatro candidatos e quatro candidatas à Câmara

Um total de 20 partidos políticos registraram atas com candidaturas proporcionais. Apenas o PSD e do PC do B fizeram convenções e decidiram não lançar candidatos ao Legislativo, apesar de participarem de coligações majoritárias. O PSD reforça a base do Republicanos na coligação "Juntos somos todos Arapiraca", que integra também o PSL e o Avante. Já o PC do B integra a coligação "Para Arapiraca voltar a crescer", encabeçada pelo MDB e PL. O grupo político integra ainda PT e PSC, que reúne um total de 65 postulantes ao Legislativo.

A composição da coligação, no entanto, pode sofrer reviravoltas em decorrência da disputa entre o diretório estadual do MDB e o vice-governador Luciano Barbosa, que se lançou candidato a prefeito de Arapiraca à revelia do senador Renan Calheiros. Nos bastidores, algumas pessoas andam se perguntando se o diretório estadual do MDB - se conseguir derrubar a candidatura de Barbosa - poderá continuar na coligação "Para Arapiraca voltar a crescer" apoiando uma possível candidatura de Rute Pereira (PL), que passaria a encabeçar a chapa.

Conforme o 7Segundos apurou, essa possibilidade ainda não é discutida pelo MDB estadual. Desde a década de 70 o partido sempre teve grande representação na política de Arapiraca e, para não perder totalmente o espaço no segundo maior colégio eleitoral de Alagoas e também para concentrar forças na disputa judicial que deve seguir com Barbosa, poderá não causar empecilhos para os políticos arapiraquenses que pretendem disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Apenas os partidos Avante, PSL e PMN pretendem entrar na disputa com uma chapa completa proporcional com 29 candidatos, 19 homens e 10 mulheres.

Apesar de o DivulgaCand registrar 25 atas de convenções partidárias em Arapiraca - três delas do MDB - até o início da tarde desta sexta-feira (18), constava apenas um único pedido de registro de candidatura, de Hector Martins, do Cidadania. Os pré-candidatos tem até o dia 26 de setembro para protocolar o registro de candidatura, na sede do Cartório Eleitoral ou pela internet.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos