Mercado Imobiliário

Mercado Imobiliário

Mercado Imobiliário

Compra, venda ou aluguel de imóvel: ter consultor imobiliário é fundamental para segurança na negociação

Entenda a importância da consultoria imobiliária

14/09/2020 13h01 - Atualizado em 14/09/2020 20h08
Compra, venda ou aluguel de imóvel: ter consultor imobiliário é fundamental para segurança na negociação

Antes de tudo gostaria de dar as boas vindas a você leitor. Sejam todos bem vindos a este espaço que é nosso. Digo isso porque aqui poderemos aprender e debater juntos sobre este mundo que é o mercado imobiliário. Falaremos a respeito de tudo o que diz respeito a negociação imobiliária, seus riscos, vantagens, processos e procedimentos, enfim, temos como missão ajudar você que quer aprender um pouco mais sobre imóveis.

Quando analisamos de forma superficial o ato de vender, comprar, ou mesmo alugar um imóvel, pode parecer uma decisão demasiadamente simples e fácil, mas a verdade é que na prática tomar decisões que envolvam altos valores monetários e a realização de sonhos é um tanto complexa, burocrática e arriscada se for realizada sem o devido cuidado.

São por estes e outros fatores que surge a importância de ter um Consultor Imobiliário, alguém que é especialista, ajudando as partes na negociação imobiliária. Inúmeros são os detalhes que compõem uma transação imobiliária. O Corretor de Imóveis é um agente com formação específica e gabaritado para te trazer a segurança de um bom negócio – seja você comprador ou vendedor. Inclusive tal profissão é a única regulamentada por lei para te ajudar nesta tarefa tão importante na vida de tantos brasileiros que sonham com a casa própria ou mesmo em fazer um investimento seguro e rentável como pode ser a compra e aluguel de imóveis.

A prova da verdade das pontuações acima podemos encontrar a seguir. Veja se você é capaz de responder por conta própria e com total segurança as indagações abaixo:

a) Qual a precificação ideal do imóvel que pretende alugar, comprar ou vender?
b) Você poderia calcular a valorização do imóvel nos próximos anos?
c) Você conhece todos os procedimentos para realizar um financiamento imobiliário?
d) Sabe verificar se o imóvel está devidamente regular perante os órgãos públicos e competentes?
e) Conseguiria verificar se os agentes, seja comprador ou vendedor, estão devidamente aptos para o negócio imobiliário?
f) Sabe como evitar todos os riscos de uma transação imobiliária?


Segurança e velocidade, são dois adjetivos que eu sei que você vai querer acrescentar aos seus negócios. Se para um problema de saúde procuramos profissionais competentes para cuidar de nós (médicos, dentistas, enfermeiros e outros), não faça diferente quando o assunto for imóveis.

Enfim, a dica de hoje é: “Tenha sempre um Consultor Imobiliário de sua total confiança para te auxiliar em suas negociações”. E mais um detalhe muito importante, sempre verifique se este “profissional”, ou mesmo “imobiliária”, estão devidamente registrados no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) do seu estado, esta informação é pública e estará disponível, no caso aqui do estado de Alagoas, na página virtual: www.creci-al.gov.br.

Diêgo Duremberg
Gestor Comercial e Financeiro
Consultor Imobiliário
Consultor Financeiro
MBA pela Universidade da Califórnia
MBA em Gestão Financeira / Insper
MBA em Gestão Empresarial / FGV