Bastidores

Bastidores

Bastidores

De olho nas eleições, Fabiana Pessoa inicia obra que vai prejudicar comerciantes de Arapiraca

Empresários reclamam que falta de experiência da gestão pode aprofundar crise econômica no município

26/08/2020 07h07 - Atualizado em 26/08/2020 07h07
De olho nas eleições, Fabiana Pessoa inicia obra que vai prejudicar comerciantes  de Arapiraca

O alívio em poder atender os clientes com tranquilidade dentro de seus estabelecimentos pode durar pouco para os empresários de Arapiraca. Na semana passada, a prefeitura surpreendeu com o início das obras de revitalização das ruas do comércio. O projeto conhecido como Centro Novo - idealizado há mais de dez anos após missões empresariais promovidas pelo Sindilojas, Fecomércio e Sebrae - é um sonho para os empresários, mas que agora está se transformando em pesadelo.

“Iniciar essa obra agora, sem ouvir os empresários e sem levar em consideração que só agora, após passar cinco meses de muita dificuldade, é que estamos voltando a vender, é de uma falta de sensibilidade muito grande. É uma demonstração de que esta gestão não está de fato preocupada com os moradores do município. Não é difícil entender o intuito de começar uma obra desse porte, que não vai ser concluída até o final do ano. Fabiana Pessoa deu um tiro no pé que vai custar muito caro para nós, empresários do Centro”, afirmou um comerciante, que pediu para não ter o nome publicado.

E as críticas dele não são isoladas. Vários empresários estão preocupados com a inexperiência da prefeita Fabiana Pessoa. Segundo eles, a decisão dela em execução da obra neste momento demonstra falta de conhecimento a respeito da dinâmica do comércio local. A obra vai afetar seriamente a mobilidade na área que compreende a rua Aníbal Lima e as praças Bom Conselho e Manoel André, com a substituição do piso e até mesmo a possibilidade de colocação de tapumes. Por conta disso, não pode ser realizada a toque de caixa. 

“Uma das colegas do comércio até lembrou da obra feita na praça Bom Conselho, que levou meses para ficar pronta e que, além de prejuízos para os comerciantes, trouxe transtornos para os clientes. Ela contou inclusive que um pedestre chegou a quebrar a perna ao cair em um buraco aberto durante a obra”, conta.

O empresário deixa muito claro que a revitalização do Centro é uma obra muito aguardada e que os comerciantes da região sabem que terão que enfrentar dificuldades durante o período de obras, mas que a decisão de iniciar execução logo após o período de quarentena não foi acertada. Segundo ele, faltou diálogo. Uma reunião chegou a ser marcada pela Associação do Centro Novo, Sindilojas e CDL com a Secretaria Municipal de Obras para tratar do assunto para esta terça-feira (25), mas devido a uma viagem de um dos técnicos ligados à obra, a reunião foi desmarcada e uma nova data ainda não foi definida.

A obra de revitalização do Centro foi uma promessa de campanha de Rogério Teófilo. No início de 2019, ele chegou a fazer uma coletiva de imprensa para apresentar o projeto que seria iniciado naquele mesmo mês, que incluía até mesmo uma escada rolante. Na placa que foi fixada, informa que a obra está orçada em R$ 4,2 milhões e que as obras, que seriam iniciadas em 06 de janeiro de 2020 seriam concluídas em 22 de setembro de 2021, ou seja, levaria um total de um ano e nove meses até que ficasse pronta. Mas a obra não chegou a ser iniciada nessa época.

“Qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento sobre comércio sabe que esse período de fim de ano é o mais aguardado pelos empresários, porque é o melhor período de vendas do ano. Além da nossa expectativa em relação a esse período, a gente já vem de um período de quase cinco meses quase sem vender, então agora é a nossa chance de nos recuperar. Mas se essa obra for executada agora, a gente vai enfrentar uma crise ainda pior que a pandemia, já que vias serão obstruídas e os clientes ficarão desconfortáveis em transitar”, declarou.

De acordo com ele, a execução da obra exige planejamento e definições de estratégias para minimizar o impacto para os comerciantes. Uma dessas estratégias, de acordo com ele, seria planejar a obra para os serviços que exigem obstrução de vias aconteçam em período em que o movimento é menor. “Uma obra desse porte tem que ser iniciada após o mês de janeiro, porque é um período em que as vendas naturalmente são menores e também porque ainda tem pela frente um bom período sem chuvas”, ressaltou.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos