Bastidores

Bastidores

Bastidores

Dirigentes do PSDB se reúnem para decidir destino da legenda em Arapiraca

Aliança com MDB chegou a ser cogitada, mas foi descartada por Rodrigo Cunha e Tereza Nelma

12/08/2020 07h07
Dirigentes do PSDB se reúnem para decidir destino da legenda em Arapiraca

Após a morte de Rogério Teófilo, o PSDB busca meios de se reestruturar em Arapiraca. Uma série de possibilidades para o pleito que se aproxima, entre elas, a viabilização de uma composição com o MDB. Na segunda-feira (10), um encontro com os principais líderes do partido foi realizado com o intuito de decidir qual será o destino do “tucanato” arapiraquense.

A reunião, comandada pelo presidente do PSDB em Alagoas, senador Rodrigo Cunha, contou com a presença dos presidentes dos diretórios municipais de Arapiraca e Maceió, Moacir Teófilo e a deputada federal Tereza Nelma, respectivamente. Os oito vereadores no exercício do mandato também participaram.

Segundo uma fonte fidedigna do 7Segundos, um dos assuntos mais polêmicos do momento foi uma possível aliança com o MDB. No entanto, a possibilidade foi veementemente descartada por Cunha e Nelma, que alegaram que o momento não era propício para a composição.

Rejeitada a proposta de união com a legenda comandada em Alagoas pela família Calheiros, a maioria dos vereadores presentes sugeriu a aproximação com a recém empossada prefeita, Fabiana Pessoa (Republicanos). Os parlamentares temem perder os cargos que possuem na gestão às vésperas do início da campanha eleitoral.

De acordo com o informante, que prefere ter o nome preservado, Moacir Teófilo foi o único a se pronunciar contra a aliança com Pessoa. Ou seja: parte do PSDB não quer a aliança com os Calheiros e a outra parte não pretende se aproximar da nova prefeita de Arapiraca.

A única solução que atenderia aos dois grupos que se dividem no PSDB, seria a união com o deputado estadual Tarcizo Freire, que, embora não tenha se pronunciado publicamente, pode ser a surpresa nas convenções partidárias.

Por fim, caso não haja a possibilidade de composição com nenhum grupo político, o PSDB deverá lançar candidatura majoritária própria. O nome do empresário Marcelino Alexandre tem circulado e ganhado força  nos bastidores da política local  como um possível candidato a prefeito do município. Mas só o tempo vai confirmar  essa possibilidade.

Já os vereadores Fabiano Leão e Aurélia Fernandes colocaram oficialmente seus nomes à disposição da legenda. 

Com o impasse instalado internamente, o prejuízo pode acarretar na perda de mandato de alguns vereadores, que poderão ficar sem grupo e sem o apoio da máquina pública municipal.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos