Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Evento de Cinema em Penedo pode ocorrer na modalidade on-line, caso os números do coronavírus piorem

Casos da Covid-19 disparou, no último mês, no município do Baixo São Francisco.

24/07/2020 00h12 - Atualizado em 24/07/2020 01h01
Evento de Cinema em Penedo pode ocorrer na modalidade on-line, caso os números do coronavírus piorem

Se o número de casos do novo coronavírus não aumentar, até novembro, o Circuito Penedo de Cinema promete mais uma vez movimentar o setor audiovisual em Alagoas, com a manutenção do evento na modalidade presencial. No entanto, caso a situação não seja favorável, a atração pode acontecer de modo on-line, na data já anunciada, entre os dias 23 e 29 de novembro, na cidade de Penedo, segundo divulgaram os organizadores.

Ainda conforme a organização, o evento quebrou, mais uma vez, o recorde de inscritos, totalizando 746 obras enviadas para análise e seleção no circuito. O prazo para as submissões já expirou – começou no dia 06 de junho e terminou no último dia 10.

Realizadores de mais de 20 estados inscreverão suas produções para a mostra, com destaque para o estado de São Paulo que liderou o ranking, carimbando 121 inscrições. Neste particular, os paulistas ultrapassaram os cariocas – o Rio de Janeiro inscreveu 67 produções –, os alagoanos e os pernambucanos – com 22 obras para cada estado, respectivamente. Mas, as produções recebidas, interessadas em participar do evento, não se resume ao âmbito nacional. Realizadores de Portugal e Estados Unidos também inscreveram curtas neste ano. A divulgação das obras selecionadas será feita no site do festival até o dia 31 de agosto.

O evento, que comemora a sua 10ª edição neste ano, integra ainda o 13º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo; o 10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 7ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, bem como, uma Mostra não competitiva de Cinema Infantil.

A seleção dos filmes será realizada por uma equipe de curadores que envolve realizadores, produtores, cineclubistas, críticos, professores e pesquisadores, indicados pela Comissão Organizadora, conforme a assessoria de comunicação do Circuito.

Casos de Covid-19 disparam em Penedo

Nesta quarta-feira (22), a cidade de Penedo registrou 740 casos confirmados do novo coronavírus. Em comparação com o mês anterior, a situação no município do Baixo São Francisco inspira cuidados, no dia 22 de junho os casos da doença eram apenas 138, com 04 óbitos registrados, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde - CIEVS, do estado de Alagoas.

Os dados desta quarta-feira, foram divulgados pela Secretaria de Saúde, no site do governo municipal. Ainda segundo as informações, a cidade permanece com o número de 09 vítimas fatais da doença. Porém, ainda há dados por serem contabilizados, isso porque, a secretaria aguarda outros resultados que dependem de confirmação feita a partir de exame laboratorial específico.

Conforme dados do Boletim divulgado na noite desta quarta-feira (22), Penedo ainda tem 143 pessoas monitoradas, três casos suspeitos e 829 casos descartados da doença.

O Boletim Epidemiológico destaca que, dos 740 casos confirmados da doença, o centro – onde está localizado o Cinema São Francisco, espaço no qual deve ser realizado o Circuito de Cinema de Penedo – tem apenas 106 infectados. Já no bairro Dom Constantino, que fica do outro lado da cidade, os doentes são quase o dobro, 201.

O Santa Luzia tem 144 casos confirmados, e o bairro Raimundo Marinho tem menos que o centro, 83. 55 foram diagnosticados no Senhor do Bonfim, e 52 se encontram no Barro Vermelho. O Santa Izabel tem 18 pessoas infectadas, e o bairro Santa Cecília soma 03.

Do total de 740 casos, 74 infectados estão na zona rural: são 28 no Tabuleiro; 24 na Palmeira Alta; e 7 nos povoados Capela e Santa Margarida, cada um. Já na Cooperativa, foram contabilizados 12 infectados.

Sobre o blog

Comunicador, cronista, poeta e contista alagoano. Cofundador do coletivo artístico Projeto PAIOL. Graduando em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. 

Arquivos