Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Com 91 casos suspeitos e 13 confirmados, novo coronavírus avança em Teotônio Vilela

Município saiu na frente em relação a algumas das novas medidas adotadas pelo novo decreto estadual, divulgado no último dia 4 de maio

07/05/2020 12h12
Com 91 casos suspeitos e 13 confirmados, novo coronavírus avança em Teotônio Vilela

Mais 9 pacientes testaram positivo para a Covid-19 só nesta quarta-feira (06). Com isso, o número de casos confirmados do novo coronavírus no município de Teotônio Vilela quase quadruplicou, segundo dados oficiais divulgados pela secretaria de saúde da cidade.

Embora tenha informado anteriormente – nesta terça-feira (05) – 7 novos casos, 4 não foram contabilizados oficialmente como não sendo do município. Como explicou em vídeo a secretária Isabelle Pereira, dos 7 casos, 4 infectados, apesar de trabalhar diariamente em Teotônio, residem em Maceió. No vídeo, Isabelle explicou ainda que os profissionais estavam se deslocando para o trabalho em transporte locado pelos mesmos.

De acordo com o Boletim Epidemiológico atualizado nesta quarta (06), pela secretaria de saúde do município, são 138 casos notificados por síndrome gripal; 47 casos recuperados de síndrome gripal; 12 casos descartados; 13 casos confirmados e nenhum óbito.

 

 

Os dados alertam para a possível subnotificação dos infectados no município – realidade vivida por todo o país, conforme estudo encomendado pelo The Wall Street Journal, que conta com a participação do pesquisador brasileiro Domingos Alves, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – já que o sistema de saúde local não conta com estrutura necessária para realizar testes e conter o avanço da doença.

Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (06) pelo município, os números de casos podem aumentar consideravelmente nos próximos dias. Isso porque, embora os casos confirmados sejam 13, o número de suspeitos é bem maior, totalizam 91 pacientes – descritos como síndrome gripal em monitoramento/isolamento.

 

Números atualizados no estado de Alagoas

 

Já o estado de Alagoas contabilizou 1.703 casos confirmados; 1.144 casos suspeitos; 89 óbitos até o momento; e 581 casos recuperados da doença. Em virtude do avanço da Covid-19 em Alagoas, o Governador Renan filho, manteve as normas de isolamento editadas no decreto anterior e adotou novas medidas mais severas no novo decreto estadual nº 69.722, de 4 de maio de 2020. Entre as medidas que tornam o isolamento mais rígido estão:

  • Uso de máscaras passa a ser obrigatório para todos os cidadãos. A Polícia Militar deverá fiscalizar e exigir que todo cidadão circule com máscara fora de casa.
  • Estabelecimentos comerciais essenciais devem funcionar com apenas metade da capacidade de clientes, limitando-se a uma pessoa por família.
  • Municípios passam a ter obrigação de fiscalizar filas e aglomerações.
  • Transporte público: os ônibus só poderão transitar com todos os passagens sentados, sem excedentes. Empresas que descumprirem serão multadas.
  • Suspensas o programa passe livre de gratuidade para jovens e também para idosos, ficando autorizado apenas para quem estiver em tratamento de saúde.
  • Fica vedado acesso a praias, calçadões, praças e alamedas.
  • Aulas presenciais ficam suspensas até o dia 30 de maio.
  • Servidor Público: ponto facultativo prorrogado até o dia 31 de maio.
  • Pessoas que cheguem ao estado precisam cumprir o protocolo de segurança, e em caso de descumprimento serão enquadrados em crime contra a saúde pública.

 

Brasil: o novo epicentro da doença

 

Segundo estudo brasileiro, estima-se que o total real de infectados pelo novo coronavírus alcançaria o número de 1.657.752 – sendo possível ainda variar entre 1.345.034 e 2.021.177 – até esta segunda-feira, (4). Dessa forma, o número seria 15 vezes mais do que os 107.780 casos confirmados pelo Ministério da Saúde.

Isso transformaria o Brasil no novo epicentro da doença, ficando à frente dos Estados Unidos. Hoje, o país norte americano ocupa oficialmente esse posto com 1,1 milhão de casos confirmados da Covid-19.

 

O estudo pode ser acessado no portal Covid-19 Brasil, que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Diante de uma provável subnotificação massiva de infectados, os pesquisadores chegaram a essa estimativa a partir de uma modelagem reversa, baseada no número de mortes notificadas no Brasil e na taxa de letalidade da Coreia do Sul, que é 1,1%, ajustada para a pirâmide etária do país. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (04), pela revista veja.

 

Higienização permanente

 

A prefeitura de Teotônio Vilela segue fazendo a higienização diária dos logradouros públicos e espaços onde há aglomeração de pessoas, além de destinar equipes para fazer o monitoramento de filas em lotéricas, bancos públicos e privado, e espaços de recreação como praças e pontos de mototáxis. Estabelecimentos públicos e privados – seguimentos de atividades econômicas essências –   como mercados públicos, supermercados, farmácias, entre outros, também estão sendo higienizados permanentemente. As principais ruas do município, onde o fluxo de pessoas é mais intenso, vêm sendo lavadas diariamente. 

 

 

Boletim sobre os casos no município

 

Ao blog a secretaria explicou, através de sua assessoria, que o município de Teotônio vilela vem sendo transparente com às informações sobre o novo coronavírus, principalmente em relação aos casos confirmados, seguindo sempre às recomendações e normas do Ministério da Saúde para o uso dos testes rápidos sorológicos para a Covid-19. Segundo informou ainda a secretaria, os testes só devem ser realizados a partir do oitavo dia, após o início dos sintomas. Isso porque, se a testagem for realizada no início da doença, a probabilidade de erro no resultado é muito alta.

O fenômeno ocorre em virtude de os testes detectarem os anticorpos do vírus no sangue, e após o oitavo dia dos sintomas estes anticorpos já estão produzidos em quantidades suficientes, o que possibilita a detecção do vírus, caso o indivíduo esteja infectado. Segundo ainda o protocolo, conforme explica a secretaria de saúde, no geral, quando a testagem é realizada no início da doença, os anticorpos podem ainda não terem sido produzidos, ou estarem presentes em pequena quantidade  na corrente sanguínea, de modo que não serão o suficiente para realizar o diagnóstico correto. Dessa forma, mesmo que o indivíduo esteja com o vírus, será testado “falso negativo".

 

 

 

Critérios para teste rápidos

 

Ainda segundo a assessoria, os profissionais de saúde ativos, segurança pública e idosos a partir dos 60 anos, têm prioridade para realizar os testes. Para tanto, precisam ter apresentado sintomas no início da doença e estarem no período ideal para a realização dos procedimentos, mas solicita-se adicionalmente que profissionais de saúde e segurança estejam há 72h assintomáticos.

Porém, dependendo da situação, após avaliação do corpo técnico da SMS e, caso o médico responsável julgue necessário, também são realizados testes em profissionais sem sintomatologia. A medida tem como objetivo assegurar a saúde dos profissionais da linha de frente – que trabalham diariamente com os casos suspeitos – e da população.

Conforme ainda o protocolo, os profissionais de saúde que testaram negativos e estão sem sintomas permanecem trabalhando normalmente. Já os que testaram positivos são afastados por até 14 dias, e só retornam as atividades após a realização de novo exame, com resultado negativo, além de só ter o retorno efetivado depois de autorizado pelo médico responsável.