Bastidores

Bastidores

Bastidores

Arapiraca poderá ficar sem Defensoria Pública da União no final deste mês

09/07/2019 16h04
Arapiraca poderá ficar sem Defensoria Pública da União no final deste mês

Uma determinação do Ministério da Economia pode atingir diretamente a população de Arapiraca e extinguir a Defensoria Pública no município. O fato aconteceria porque o ministério solicitou a devolução de 63% dos servidores que atuam em defensorias pelo país até o dia 27 de julho.

Segundo informações, as 43 unidades presentes no interior do Brasil serão afetadas e deixarão de funcionar. Em Alagoas, apenas Arapiraca possui defensoria.

Entenda

Em novembro do ano passado, o então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) editou a Nota Técnica 26812/2018-MP, que interpreta a Lei 13.328/2016 no sentido de que a DPU deve devolver os requisitados com mais de três anos da cessão ou reembolsar o órgão de origem em caso de interesse pela permanência do servidor.

Em nota, a DPU afirma que por causa do novo regime fiscal, há impossibilidade de acréscimo no orçamento da DPU para fazer frente ao eventual custeio do reembolso de que trata o artigo 106 da Lei 13.328/2016. O custo da remuneração e encargos desses servidores seria de cerca de R$ 100 milhões por ano, montante que equivale a um quinto do orçamento total do órgão.

Já em janeiro, o então MPOG suspendeu a exigência de devolução dos servidores requisitados pela DPU a seus órgãos de origem por seis meses, até que se pudesse construir uma solução política para a questão. Entretanto, o atual Ministério da Economia está mandando voltar a partir de interpretação da Lei 13.328/2016.

Na prática, a DPU depende agora de edição de Medida Provisória que estenda a permanência dos servidores na instituição ao menos até a aprovação do Projeto de Lei 7.922/2014 no Congresso Nacional. Em maio deste ano, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a proposta que cria quadro de servidores próprio para o órgão, estrutura o plano de carreiras e cargos da instituição e fixa o valor de suas remunerações.
 

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos