Paulo Marcello

Paulo Marcello

Paulo Marcello

Lessa fechou acordo com Renan Filho para não ter que confrontar Renan pai

Deputado federal será coordenador da campanha de reeleição do governador de AL

22/05/2018 18h06
Lessa fechou acordo com Renan Filho para não ter que confrontar Renan pai

Apesar de ter liderado as pesquisas de opinião pública para o Senado em 2017, o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) vai mesmo disputar a reeleição neste ano. O ex-governador não pretendia confrontar o senador Renan Calheiros (MDB) e decidiu, no início de 2018, reativar a aliança com o governador Renan Filho (MDB).

Os laços políticos de Lessa e Renan Filho estavam desatados desde o pleito de 2016 quando o deputado federal optou em trilhar os passos do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), candidato a reeleição. Já o governador tentou emplacar o ‘escudeiro’ Cícero Almeida como prefeito da capital alagoana. Acabou derrotado. 

Lessa deve ocupar, a exemplo de 2014, a função de coordenador da campanha para o governo. Ele é considerado um exímio articulador e vai buscar aglutinar o maior número de partidos para formar o Chapão. Caberá também ao deputado federal discutir com as legendas aliadas a escolha de um nome para o cargo de vice-governador.

Num primeiro momento, o nome do atual vice, Luciano Barbosa (MDB), é a alternativa natural e pode ser mantido, mas a depender das alianças e dos acordos que envolvem a campanha de reeleição do senador Renan Calheiros, esse cargo pode ser dado, por exemplo, ao deputado federal e ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella (PR) para tentar aliviar a concorrência do ex-presidente do Senado.

Além de Benedito de Lira (Progressistas), que também concorrerá à reeleição, o páreo está duríssimo com as pré-candidaturas de Rodrigo Cunha (PSDB), Marx Beltrão (PSD) e Maurício Quintella (PR), além de João Caldas (PSB) e Rafael Tenório (Podemos). Luciano Barbosa pode até ser mantido como secretário de Estado da Educação, mas vê cada vez mais distante a oportunidade de seguir como vice-governador. É Arapiraca perdendo espaço no Palácio República dos Palmares.

 

Sobre o blog

Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.

Arquivos