Jean Rafael

Jean Rafael

Jean Rafael

Malhação das emoções pode gerar estados de felicidade

27/04/2018 15h03
Malhação das emoções pode gerar estados de felicidade

   Por muito tempo se focou nos estados patológicos da mente e suas repercussões no corpo físico, nas relações e no comportamento humano. No entanto, a situação vem mudando com estudos que desafiam a forma como encarávamos estados afetivos que pareciam não ter importância acadêmica. Vários artigos nos falam da importância da gratidão, resiliência e da felicidade para saúde e bem estar.

  Nos tempos antes de Sócrates a felicidade era atribuída aos Deuses e após seus conceitos ela passou a depender do homem e de suas decisões. Para isso a filosofia seria o caminho. Hoje se sabe que emoções positivas (amor, gratidão, compaixão e etc.) podem gerar estados de felicidade enquanto que emoções negativas (medo, tristeza, raiva e etc.) podem gerar estado de infelicidade.

  Portanto comecei a desenvolver um conceito que só utilizava para o corpo e agora desenvolvo diariamente no campo mental: “Malhação emocional”, ou seja tentar ao longo do dia treinar com muito afinco e disciplina o foco no desenvolvimento e cultivo dessas emoções positivas bem como da compreensão e transmutação das emoções negativas.

Uma das coisas que percebi é que as emoções negativas me levavam a desenvolver comportamentos extremamente nocivos que trazia um vazio existencial intenso. Isso, gerava conflitos dentro do meu lar, no trabalho e no propósito de vida. Hoje elas ainda estão presentes mas muitos foram cedendo espaço para estados emotivos geradores de saúde e bem estar. Por isso, experimente malhar suas emoções.

Sobre o blog

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

Arquivos