Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Câmara de Arapiraca homenageia com o título de Cidadã professora Rita

Segundo Gilvânia Barros, a história da homenageada se confunde com dedicação pela educaçã

18/05/2017 06h06
Câmara de Arapiraca homenageia com o título de Cidadã professora Rita



A Câmara Municipal de Vereadores de Arapiraca homenageou com o título de Cidadã Honorária de Arapiraca, a professora Maria Rita de Oliveira dos Santos (Professora Rita), outorgado pela vereadora Gilvania Barros (PMDB).A solenidade que contou também com a presença dos vereadores Melquisedec, Pastor Marcos Caetano e Willomaks da Saúde, aconteceu em clima de festa com a participação de dezenas de professores, alunos e colegas de profissão da homenageada.A primeira a falar, foi a autora da homenagem, a vereadora Gilvania Barros, fazendo uma viagem ao tempo lembrando da chegada da professora Rita, em Arapiraca, em 1969, dando início a uma vitoriosa trajetória de vida e conquistas na Terra de Manoel André.
Fazendo parte da equipe da vereadora Gilvania Barros, há décadas, a Professora Rita, por diversas vezes foi citada como membro da família.

Segundo Gilvania Barros, a história da homenageada se confunde com dedicação pela educação, onde ela se esquece até de si, para poder cuidar e se dedicar aos outros, por isso, nada mais justo, do que prestar uma homenagem a quem tanto fez e continua fazendo pelo desenvolvimento de Arapiraca, tonando-a como a mais nova filha da cidade.
Falando em nome da família, o irmão da homenageada, Nilson Oliveira, agradeceu aos vereadores, por terem aprovado o projeto e reafirmou o seu carinho ao povo de Arapiraca, que em sua opinião, é o melhor povo do país pela maneira de como tratar e receber a quem chega na cidade e planta suas raízes.
Outro a falar das qualidades da homenageada, foi o também Professor Genivaldo Galdino, que fez questão de lembrar da bondade e o carinho que a homenageada dedica aos outros, dando exemplo de retidão e de caráter.


Representando os demais colegas, o vereador Willomaks da Saúde, classificou aquele momento de muita emoção, primeiro, porque estava participando da primeira solenidade como parlamentar em seu primeiro mandato.
O vereador falou sobre a dedicação ao serviço público como a Professora Rita, como também a própria história de vida construída em Arapiraca.
Willomaks da Saúde, ao olhar para a galeria de fotos dos ex-presidentes da Casa, uma chamou a sua atenção, foi a do ex-deputado e também ex-presidente da Casa, Ismael Pereira, ao compará-lo fisionomicamente pela cabeleira cheia, ao famoso cantor  Elvis Presley,  músico e ator norte-americano, mundialmente denominado como o Rei do Rock, que morreu em agosto de 1977.
Segundo Willomaks da Saúde, a exemplo do próprio Ismarel Pereira, que muito contribuiu para o desenvolvimento de Arapiraca, o filho, o ex-vereador e ex-presidente da Casa, Ted Pereira, também teve a sua importante participação no processo político e administrativo da cidade.



Por sua vez, o deputado estadual Gilvan Barros Filho, iniciou seu pronunciamento, enaltecendo as qualidades dos professores como construtores de uma sociedade, afirmando que não existe uma só profissão, que não tenha passado pelas mãos de um professor.
Ele disse que era momento de muita emoção em poder está participando de uma solenidade, onde se presta uma homenagem a uma profissional completa e dedicada ao que faz.
O parlamentar, até agradeceu a dedicação da Professora Rita, em sua campanha como membro da equipe GB e que desejava a ela naquele momento, a maior felicidade do mundo, ao se tornar de fato e de direito, a primeira filha de Arapiraca, através de um título de Cidadã Honorária, da segunda maior cidade do Estado de Alagoas.

Outro orador foi o ex-presidente da Casa, Ismael Pereira, que iniciou o seu pronunciamento, desejando que o país respeitasse e tratasse de maneira digna, o professor. Ismael Pereira, disse que da mesma forma em que a Professora Rita, respeitou todos os seus alunos durante toda a sua trajetória de luta, um país da dimensão do Brasil, precisa aprender a respeitar o professor que doa a vida pelos ensinamentos.
Ao concluir, ele disse o Poder Legislativo, em nome da vereadora Gilvania Barros, prestava uma homenagem a um sem humano completo em toda a sua plenitude, que não faz outra coisa, a não ser pensar nos outros e por isso mesmo, que ele desejava a ela, muito sucesso.
Ao agradecer a homenagem, na presença de grande parte de sua família, só faltando para completar o clã, como ela mesma, classificou, o seu filho, João Paulo, que não pôde participar das homenagens por está doente.
Ela agradeceu a autora do projeto de decreto legislativo, a vereadora Gilvania Barros, a quem também dedicada parte das homenagens.
Professora Rita, fez questão de falar de toda a sua família, agradecendo a todos pela presença e acima de tudo, pela força que tem dado a ela nos momentos de tristeza da vida.
Ela também fez questão de agradecer as colegas de profissão, principalmente aos que atuam no Clube do Professor, onde ela tem um carinho todo especial. Ele disse que um de seus orgulhos é ser educadora, é poder contribuir com a formação de gerações para um país melhor.
Ao encerrar a solenidade, a Professora Graça, também disse que esta noite era memorável, justamente porque o Poder Legislativo de Arapiraca estava homenageando uma professora que dedicou toda a sua vida, não a si, mas aos outros, especialmente a sua profissão e a sua família.
Professora Graça, agradeceu a colega Gilvania Barros, por ter tomado a iniciativa de homenagear a Professora Rita, que torna-se a partir de hoje, a mais nova filha de Arapiraca.



Ao concluir o seu pronunciamento, Professora Graça, disse que não é apenas o Poder Legislativo de Arapiraca, que se sente orgulhoso em homenagear a Professora Rita, mas toda a cidade de Arapiraca, que aprendeu ao longo desses cinquenta anos, a respeitar e admirar uma profissional de alto nível como a homenageada.
 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos