Politicando

Politicando

Politicando

Vereadores arapiraquensese conhecem edital do PSS da Educação

15/03/2017 12h12
Vereadores arapiraquensese conhecem edital do PSS da Educação

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na tarde da última terça-feira (14), uma audiência com a secretária municipal de Educação e Esporte, Mônica Pessoa, para apresentar o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação em caráter de emergência de profissionais para as instituições da rede municipal de ensino.

“Nós apresentamos hoje para a Câmara Municipal de Arapiraca o edital do processo seletivo para selecionar profissionais em caráter emergencial válido por 180 dias. O encontro desta tarde foi positivo da emergência da necessidade do início do ano letivo e um pouco preocupante porque as pessoas não iriam ter acesso à internet, mas a gente sabe que hoje em dia existe uma grande facilidade a acessar a rede mundial de computadores para que possam fazer o cadastro para participar do processo seletivo”, destacou a secretária.

Mônica Pessoa declarou que a gestão anterior deixou uma pasta que precisamos fazer uma série de ajustes, principalmente na qualificação de professores e uma melhor qualidade nas escolas do município. “A gente observa que precisa ter uma organização para gente saber qual é o nosso efetivo para termos uma ideia para conhecermos o nosso quadro de servidores, qual é o nosso quadro de carência de pessoas que estão com licença médica. Seis escolas da rede municipal estão terminando o ano letivo de 2016. Quatro escolas e duas creches que estão com o ano letivo atrasado devido às reformas que estão em reformas. São diversas situações que nós estamos tendo conhecimento”, ressaltou.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora professora Graça (PDT), avaliou o primeiro encontro com a secretária. “Tivemos a oportunidade de ouvir como está sendo trabalhado o planejamento de 2017 na educação em Arapiraca. Eu sei que a educação é muito polêmica e muito dinâmica apesar de que como professora eu acho esse tipo de processo seletivo falho. Eu fico muito apreensiva por conhecer a Educação, sabendo que nós estamos superatrasados, sei que as escolas têm vários calendários, mas começar o ano letivo em abril vai dificultar bastante, com toda a minha experiência eu não acredito que comece nada na segunda-feira. Estamos aqui para ajudar o município”, afirmou.

A vereadora revelou que a Secretaria Municipal de Educação está em boas mãos e que conhece o trabalho de Mônica Pessoa. “Conheço o trabalho da secretária. Ela já foi Coordenadora Regional e já tem uma experiência na Educação e ela está com uma equipe boa e acredito que ela vá fazer um trabalho. Ela não é novata e já assumiu cargos diretivos. Ela não apresentou nenhum valor para ser investido na pasta. Ela só colocou uma preocupação que precisa de um número mínimo de alunos na rede municipal e como o Fundeb trata os alunos por cabeça, realmente a secretária só vai ter uma real situação quando fechar a matrícula. Ela disse que recebeu uma secretaria ultrapassando os 60% dos gastos com folha salarial.

Segundo a professora Graça, os vereadores irão acompanhar de perto para saber se os recursos do Fundeb estão sendo utilizados para pagar a folha salarial da rede municipal de ensino. “Eu sempre digo que está no tempo em que os gestores municipais não podem ficar esperando somente os recursos do Fundeb. Está no tempo de dizer que Educação é investimento e tem que tirar de algum lugar para completar o Fundeb se é que nós queremos um Brasil diferente”, finalizou.

Uma das preocupações do prefeito Rogério Teófilo é com a transparência de todo o processo. “O resultado preliminar, que está previsto para ser divulgado no dia 21 de março, será realizado através de um sistema informatizado, para evitar qualquer tipo de favorecimento”, concluiu o prefeito.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos