Politicando

Politicando

Politicando

Primeira-dama da República, Marcela Temer, reúne ministros e primeiras-damas dos Estados

10/02/2017 10h10
Primeira-dama da República, Marcela Temer, reúne ministros e primeiras-damas dos Estados

A primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, participou, nesta quinta-feira (9), de um encontro com ministros, a primeira-dama da República, Marcela Temer, e as primeiras-damas dos demais estados e do Distrito Federal, no Palácio da Alvorada, em Brasília. A reunião discutiu o programa Criança Feliz e as mobilizações regionais para sua implantação em todo o Brasil.

O convite às primeiras-damas dos estados foi feito por Marcela Temer, que é embaixadora do Criança Feliz. Em sua fala ela destacou que a união entre governo federal, estados e municípios é o principal fator para atingir o público-alvo do programa.

Ainda segundo Marcela Temer, o Criança Feliz não é uma política pública que vai gerar resultados a curto prazo. “É uma semente que está sendo plantada agora, para que seja colhida nos próximos anos”, disse.

A primeira-dama, Renata Calheiros, que coordena o Comitê da Primeira Infância de Alagoas, afirmou que o Estado apoia a iniciativa do governo federal, e que já vem trabalhando em consonância com as diretrizes do Criança Feliz.

“Nosso trabalho com a primeira infância está em andamento desde junho do ano passado. Quando foi lançado o programa federal, nós procuramos alinhar as diretrizes e incentivar os municípios a aderirem a esta política pública”, afirmou Renata Calheiros.

Para a primeira-dama de Alagoas, ter o governo federal como um incentivador do desenvolvimento infantil é para os estados e municípios um grande apoio de investimentos, principalmente voltado à capacitação de pessoal e gestão de projetos.

“O governo federal tem um poder maior de mobilização e dará esse suporte técnico para que os municípios desenvolvam suas ações. Desta forma, todos juntos, trabalharão com mais eficiência nos cuidados com as futuras gerações de brasileiros”, disse Renata Calheiros.

O PROGRAMA

O programa Criança Feliz foi lançado em outubro de 2016, e tem foco nos primeiros mil dias de vida. A iniciativa irá acompanhar crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus.

As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas para estimular o desenvolvimento infantil. Além disso, o Criança Feliz integrará ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.

Em Alagoas, 78 municípios já aderiram ao programa federal Criança Feliz, e entre os dias 13 e 23 de fevereiro, o Estado sediará a capacitação regional dos estados do Nordeste, para os multiplicadores que trabalharão no Criança Feliz.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos