Politicando

Politicando

Politicando

Pauline Pereira participará de Programa de Visita e Informação para Prefeitos na Alemanha

08/02/2017 13h01
Pauline Pereira participará de Programa de Visita e Informação para Prefeitos na Alemanha

A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira (PSDB) estará na Alemanha, no período de 11 a 18 de fevereiro de 2017, a convite da Fundação Konrad Adenauer, para conhecer o funcionamento do sistema político alemão através do Programa de Visita e Informação na República Federal da Alemanha. A entidade oferece esse programa especialmente a prefeitos brasileiros que se destacam por trabalhos com foco em desenvolvimento regional.

Proporcionar intercâmbio entre gestores municipais do Brasil e da Alemanha, destacando as experiências positivas que contribuem para o fortalecimento da democracia e do municipalismo nos dois países, é o objetivo central da viagem.

O intercâmbio será por meio de uma delegação composta por 05 prefeitos brasileiros que viajariam à Alemanha.

Na oportunidade a prefeita terá oportunidade de conhecer durante a visita as principais políticas públicas da maior economia da Europa – como os Exemplos concretos de desenvolvimento sustentável em nível municipal e Políticas públicas inovadoras em gestão ambiental nas cidades alemãs, especialmente no tratamento da água.

O Programa deverá se realizar primordialmente em Berlim. A visita à Capital Federal, com cerca de 3.4 milhões de habitantes, onde se encontra a sede da Fundação Konrad Adenauer, permitirá compreender o papel das Cidade-Estado alemãs e da governança metropolitana, bem como proporcionar contatos com outras esferas de governo, instituições nacionais e visita aos parceiros na sede da própria Fundação Konrad Adenauer.

Entre as visitas que serão agendadas durante o Programa também está prevista visita ao Parlamento Federal Alemão, Associação Alemã de Municípios, Prefeituras Municipais e Visitas técnicas como a uma estação de tratamento de água.

A escolha e indicação da prefeita Pauline Pereira para participar do intercambio foi baseada nos grandes avanços do município de Campo Alegre nos últimos quatro anos, quando colocou o município em destaque em várias áreas, inclusive levando a prefeita Pauline Pereira a ministrar palestra para novas gestoras em Brasília sobre políticas públicas.

A experiência indica que se trata de uma oportunidade ímpar para melhor conhecer o importante papel desempenhado pelos governos municipais na Alemanha tendo em vista tratar-se de uma federação muito descentralizada dos pontos de vista político, administrativo e tributário.

A fundação

A Fundação Konrad Adenauer (KAS), uma fundação política ligada do Partido da União Democrata Cristã da Alemanha (CDU), Promove a Democracia, o Estado de Direito, os Direitos Humanos e a Educação Política, bem como a Economia Social de Mercado e o desenvolvimento descentralizado e sustentável. Vem buscando atuar como uma ponte com a Alemanha ao longo dos quase 50 anos de presença no Brasil. A troca de experiências e a aprendizagem mútua entre os dois países parceiros é um dos objetivos fundamentais da instituição.

O Programa tem como objetivo promover o encontro das autoridades municipais brasileiras com seus pares na Alemanha, visando o intercâmbio de experiências por meio de visitas a prefeituras, órgãos de governos estaduais e federal, bem como encontros com políticos, dirigentes e especialistas alemães, de interesse municipal, regional e metropolitano.

As áreas que vão conhecer principalmente são: políticas públicas inovadoras em gestão ambiental nas cidades alemãs, especialmente no tratamento da água, o papel das cidades no sistema federativo alemão, modelos inovadores de cooperação entre cidades e regiões metropolitanas alemãs, e exemplos concretos de desenvolvimento sustentável em nível municipal.

 

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos