Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

MP vai surgerir a prefeitura de Arapiraca criação de guarda municipal

28/06/2016 10h10
MP vai surgerir a prefeitura de Arapiraca criação de guarda municipal

O coordenador núcleo regional do Ministério Público no Agreste, Geraldo Magela Pirauá, disse que estará questionando prefeitura de Arapiraca porque mantém um serviço de vigilantes e não criou a Guarda Municipal.

Segundo ele, Arapiraca é o maior município do interior de Alagoas, com mais de 200 mil habitantes, e necessita desses profissionais. Ainda segundo ele, atualmente Arapiraca é uma das cidades que apresenta elevados números de crimes. O mês de junho não terminou e os números de homicídios já são de 16 e ultrapassaram o de mesmo período do ano passado que foi de 10.

Segurança Pública é uma obrigação do governo do Estado, entretanto, nada impede que o município invista na área buscando colaborar com segurança da população, principalmente com a criação de uma guarda municipal treinada e devidamente equipada com que for necessário para coibir a ação dos criminosos.

A relutância do Poder Executivo Municipal de Arapiraca em criar a sua Guarda Municipal não tem encontrado argumentação convincente, já que municípios menores como Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos e até a pequenina Água Branca possuem sua guarda municipal, que têm realizado um bom trabalho em conjunto com as Polícias Militares e Civil.

A população arapiraquense vive momentos difíceis com relação à segurança pública com o crescimento de assaltos nas portas das escolas, bairros e casas comerciais no centro da cidade.

Para especialistas em segurança pública, a simples presença de guardas municipais fardados, já ajudaria para inibir a ação dos assaltantes que agem no centro de Arapiraca.

Vigilantes ilegais

A proposta da realização de concurso público para Guarda Municipal em Arapiraca já foi apresentada pelo deputado Tarcizo Freire (PP), quando vereador, mas não foi aceita pelo Poder Executivo, que não quer nem discutir a proposta, jogando para o governo do estado a responsabilidade da segurança pública, preferindo usar um serviço contratado de “vigilantes”.

Esse “serviço” de vigilantes possui um efetivo considerável de 480 homens, que ocupam uma função que necessita de treinamento adequado, além de rigorosa inspeção de saúde física e mental, e verificação da ficha criminal e de conduta moral.

Para os especialistas em segurança pública, os “vigilantes” contratados é uma forma paliativa e perigosa de suprir a ausência da Guarda Municipal de Arapiraca, como auxílio do serviço de segurança pública.

Um dos únicos detentores de mandato eletivos a abordar o assunto de forma contundente foi deputado Tarcizo Freire (PP), em entrevista ao radialista Alves Correia exigiu a realização de concurso público para formação da guarda municipal de Arapiraca. Tentamos ouvir os responsáveis pelo “serviço de vigilantes” contratados da prefeitura, mas segundo informações colhidas na Prefeitura, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos