Cláudio André

Cláudio André

Cláudio André

Aniversário de emancipação de Alagoas ou de apenas fatos históricos?

16/09/2015 10h10
Aniversário de emancipação de Alagoas ou de apenas fatos históricos?

Foi Dom João VI, rei de Portugal, que emancipou Alagoas, depois de anos depender administrativamente e politicamente de Pernambuco, época de movimentos revolucionários contra a coroa portuguesa em todo o Brasil. Para Alagoas de libertar de Pernambuco, foi necessário que não houvesse a participação da revolução de 1917.
Há quase dois séculos passados, Alagoas, ainda vive o regime das Capitanias Hereditárias, onde é visível o domínio de "famílias tradicionais" mergulhadas no poder e querendo a cada dia se perpetuar no poder político, socioeducativo e econômico.
Para que entendamos isso, não precisa ser um doutor, PHD, sei lá o que, basta ver quem manda nas diversas regiões do estado, como por exemplo, as famílias, Beltrão, Albuquerque, Malta, Gaia, Ribeiro, Dos Anjos, Ferro, Vilela, Calheiros, etc.
A grande pergunta é: O que os alagoanos tem a comemorar nesse dia, nos 198 anos de emancipação política? Quando o estado vive alto índice de violência, onde os jovens em vez de estar na sala de aula estudando, estão envolvidos na criminalidade, justamente pela falta da aplicação de recursos em políticas públicas.
Em vez do estado estar preocupado em reduzir índices, modificar estatísticas para aparecer bem nos noticiários, deveria, valorizar os profissionais da educação, incentivar a cultura e a prática de atividades esportivas. Se isso não acontece, voltaremos a história de Alagoas que foi iniciada antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios caetés, todos vivendo sem nenhum tipo de formação, perdidos numa celva sem bússola, sem nenhum tipo de orientação.
Segundo um historiador alagoano, "A história da emancipação política de Alagoas é sempre contada do ponto de vista dos historiadores pernambucanos. Alagoas aparece sempre como um sujeito passivo, fruto de um heroísmo pernambucano, e como um prêmio aos alagoanos por não ter aderido a revolução de 17, o que soa um tanto quanto traíra. Essa versão desmerece a importância do território alagoano, do ponto de vista estratégico para a coroa portuguesa".

O SIGNIFICADO DE EMANCIPAR
Libertar; Tornar independente; Livrar-se da tutela de alguém
Será que somos realmente esse povo liberto, independente e livre? É de se questionar!
Como somos um povo liberto, quando o poder econômico é tão somente para uma minoria?
Como somos um povo independente, se ainda vivemos no regime das capitanias hereditárias (pai para filho, para tio, primo, etc.)?
Como somos um povo livre, se ainda existe no estado o voto de cabresto e usineiros tratando seus empregados como escravos? Pois, não pagar o salário devido e quando paga é atrasado ou por pedaços, não deixa de ser um domínio escravo.

Para finalizar, ainda está longe de termos um grande aniversário de emancipação do Estado.

Sobre o blog

Poeta, radialista profissional e escritor. Membro Efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, Diretor-Executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, Membro da Comissão Nacional da Blogosfera. Tem Onze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa Reg.678 Fundador da Rádio Olho d'Água FM

Arquivos