Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Brasil: independência de quê?

07/09/2015 06h06
Brasil: independência de quê?

Não temos o que comemorar no 7 de setembro. Dia da Independência do Brasil.

Independência de Portugal? Ora vejamos só. Nesses 193 anos em que o Brasil se desvinculou dos portugueses que vivemos numa verdadeira dependência social.

Antes fôssemos uma província portuguesa de um país na Europa que tem qualidade de vida. Infraestrutura nas cidades. Uma economia estável.

Quem conhece ou mora em Portugal sabe muito bem disso. A porta da velho continente investe na educação. Os portugueses têm saúde e segurança pública.

Aqui não temos nada. Há diferenças em tudo. Na extensão territorial, na quantidade populacional e mais intrigante nos indicadores sociais.

Portugal ou República Portuguesa tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito elevado de 0,822. O Brasil tem IDH de 0,744. Estamos bem abaixo dos portugueses.

A renda per capita brasileira é de 11 dólares. A dos portugueses é de 26 dólares. Eles ganham muito mais.

Portugal tem o euro como moeda. Vale mais que o dólar. O Brasil tem o real. Para ter uma ideia, o salário mínimo deles é de 589 euros – o equivalente a R$ 2.520,00 – o salário do Brasil é de R$ 788,00.

É fato que Portugal se aliou à União Europeia, claro e evidente. E o Brasil se aliou a quem? Sem aliados, o país permanece sem fortalecimento.

O que vemos hoje é um cenário desastroso na política e na economia. A corrupção que impera no Brasil destrói a qualidade de vida do brasileiro.

O país está endividado assim como os brasileiros. Não se vê saída nem luz no fim do túnel.

A presidente Dilma Rousseff não tem coragem de renunciar. O próprio vice-presidente Michel Temer afirmou que será insustentável mantê-la no poder com uma popularidade de apenas 8%.

É a previsão para 2016 em que os especialistas econômicos preveem um ano ainda mais catastrófico economicamente.
Onde vamos parar? Na Avenida Rio Branco e ver o desfile dos militares passar. É o que nos restam.

Ah se o Brasil dependesse de Portugal. Estaríamos bem melhor. Quem for contra que se manifeste e mostre seus argumentos.

Independência ou morte? Disse Dom Pedro I. Hoje temos a independência que nos mata.

“Brasil mostra a tua cara”, disse Cazuza. Ainda mais no Brasil de Dilma Rousseff.

Que o país avance em nossas mãos. No voto consciente nos anos de eleição.

2016 vem aí. Temos o poder de mudar mais uma vez. Então Brasil, mostre sua força na hora de votar.

Chega de ser o mesmo e apanhar tanto.

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos