Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

ASA quase pronto para enfrentar o Papão. Vica relembra trabalho de base e defende CT

21/08/2014 19h07

O time do ASA terá no domingo (24) um confronto direto com o Paysandu (PA), na 12ª rodada do campeonato Brasileiro da Série C. Na tarde desta quinta feira (21) o grupo treinou no estádio Coaracy da Mata Fonseca e o técnico Vica aplicou um coletivo de 40 minutos. O meia Didira, que sentiu dores lombares, foi poupado da movimentação. Os volantes Lucas e Glauber, o zagueiro Marco Tiago e o atacante Carlinhos participaram somente de parte do treinamento e, segundo o técnico Vica, foi uma situação planejada.
 

O time considerado titular trabalhou com Pedro Henrique, Tiago Baiano, Micael, Rodrigão e Thallysson; Cal, Michel, Lucas (Jorginho) e Marlon; Alex Henrique e Wanderson. Nesta sexta feira (22) o grupo vai trabalhar no período da tarde e, no sábado (23), realiza um treinamento pela manhã, encerrando os preparativos para enfrentar o time paraense.
 

Base
 

Na entrevista coletiva, o técnico Vica falou da questão da base e lembrou de importantes jogadores que surgiram no ASA a partir desse trabalho.
“Acho importante a gente ter esse trabalho na base, ter essa parceria, porque é dali que você vai pegar esses garotos. Não fosse aqueles garotos lá em 2008, não teríamos uma base para 2009 ( ano do acesso). Trabalhamos na época com 12 a 13 jogadores da base”. 
 

No período citado pelo técnico Vica surgiram Júnior Viçosa, Cal, Jorginho e Didira. Na sequencia vieram Thallysson e Valdivia, que hoje está no futebol coreano.
 

Centro de Treinamentos
 

Sobre a questão do CT ele foi enfático: “É o primeiro passo para o crescimento de uma equipe. É você ter uma estrutura física, uma condição boa de trabalho”. Sobre a questão de trabalhar no Coaracy da Mata Fonseca, comentou que “é difícil você ficar trabalhando aqui (estádio municipal) todo dia e o campo ainda ficar em boas condições pra jogar. Então você tendo um Centro de Treinamentos, ali você reúne todas as forças nos treinamentos da semana, para procurar fazer os bons jogos.  Eu acho que todo o clube que quer se estruturar, tem que passar por um Centro de Treinamentos e o ASA não está fugindo a regra”.
 

Lembrou que o Sport Recife passou três anos sem ganhar titulo regional, mas estava cuidando da sua estrutura. “Vai lá ver o centro de treinamentos do Sport. Hoje está numa série A de brasileiro e vai voltar a conquistar títulos. O Náutico também tem um baita centro de treinamentos. O Santa Cruz não tem ainda, está para se fazer. Aquele time que não tiver uma estrutura física boa para dar aos seus atletas e comissão técnica, os resultados podem aparecer hoje, mas depois começam a cair e não aparecem mais. Então, esse é o caminho, o ASA está no caminho certo.”
 

Falou também do seu ex-clube: “Como Paysandu está no caminho certo, remodelou e está modernizando mais ainda a Curuzu. Este é o caminho dos clubes, o que não pode é ficar parado no tempo. O ASA está dando um passo importante, acho até que um pouco tardiamente, porque desde que eu estava aqui já se falava em CT. É uma grande chance do ASA ter uma condição muito boa de se trabalhar nos próximos anos”, concluiu.
 

Sobre o blog

Radialista 

Arquivos