Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

ASA participa de renegociação de dívidas dos clubes

06/08/2014 12h12
ASA participa de renegociação de dívidas dos clubes

Aconteceu ontem na sede da CBF, no Rio de janeiro, o encontro dos clubes das séries C e D. De acordo com o site oficial da CBF, esteve a frente da reunião o presidente da entidade, José Maria Marin e o vice-presidente Marco Polo Del Nero. O time do ASA foi representado no encontro por José dos santos Oliveira, o Zé da Danco.
 

Como primeiro assunto em pauta, foi relatado os esforços e os procedimentos da presidência da CBF que há mais de um ano e meio vem promovendo a discussão e implantação do Proforte, que tem como finalidade sanar a vida financeira dos clubes. O projeto já passou pelas diversas comissões e deverá ser votado em setembro pela Câmara, com uma possibilidade de as dívidas dos clubes serem parceladas em 20 ou 25 anos.
 

O vice-presidente Marco Polo deixou, mais uma vez, bem claros os contornos do projeto e as responsabilidades que ele implica para os clubes.
 

De acordo com o vice presidente da CBF, não está sendo pedida nem vai haver anistia. O Proforte terá como contrapartida a obrigação de os clubes pagarem as suas dívidas fiscal e trabalhista. E o detalhe, o clube que não o fizer será punido com a perda de pontos.
 

Em seguida, o presidente Marin submeteu à apreciação dos clubes e colocou em votação a aprovação da Norrma de Conduta Ética, para evitar o aliciamento e assédio de jogadores não profissionais feito por clubes ou empresários. A Norma vai abrir espaço para a retomada da formação de novos talentos pelos clubes, prática que nos últimos anos vem sendo desestimulada, já que os clubes vêem seus melhores valores se transferirem, desde jovens, até para o exterior.
 

Conforme foi discutido no encontro, os clubes deixaram de investir na base, porque quando os jogadores começam a despontar são logo assediados por outros clubes e empresários e vão embora. A Norma de Conduta foi considerada pelos dirigentes de clubes presentes no encontro como uma grande conquista.
 

A Norma de Conduta Ética foi aprovada por unanimidade, assim como havia acontecido com os clubes das séries A e B. De acordo com ela, por exemplo, um clube que receber um jogador que se desligou de seu antigo clube por meio da justiça comum e utilizá-lo em alguma competição será automaticamente punido.

Sobre o blog

Radialista 

Arquivos