Clau Soares

Clau Soares

Clau Soares

Educação dos filhos NÃO se faz na escola

07/02/2014 10h10

Já ficou ultrapassada a máxima de que a educação se faz em casa. Embora seja óbvio que esta é uma responsabilidade da família, muitos pais ainda preferem transmitir para a escola a dura tarefa de preparar os filhos para o mundo. Alguns pais deveriam mesmo ser encaminhados para um “intensivão” sobre como educar seus próprios rebentos.

Educar é, definitivamente, uma tarefa difícil que exige dedicação, amor e muita paciência. Sabe-se lá por quais razões, pais e mães têm deixado de lado essa obrigação e exigido que os professores e a direção das escolas tomem para si tal responsabilidade. Será que eles não pensam sobre quais valores querem transmitir aos filhos?

Na escola, a criança não pode mais nem ser reprovadas. Os pais supõem que isso poderá deixar um trauma nos pequenos ou pior: um prejuízo no bolso já que os pequenos terão que repetir o ano e, se for escola particular, pagar todas as mensalidades novamente. Repetir de ano é lição para o aluno. É uma prova de que ele precisa melhorar seu desempenho. Se isso o envergonha, que se esforce para ter uma performance melhor.

Desabafos de professores estão por toda parte. Pobres docentes! Não basta serem submetidos a salários humilhantes, também têm que orientar os filhos mal-educados de pais e mães incompetentes para tão nobre função.

Cabe ainda aos professores a dura tarefa de lecionar para estudantes que sabem que, independente de seus esforços, passarão para a série seguinte. Não seria de responsabilidade dos pais dizer-lhes que precisam estudar mais para um dia não terem que se submeter a trabalhos nem sempre os desejados para ganhar dinheiro?

Que os pais sejam menos displicentes e mais presentes nas vidas dos filhos e que tenham consciência de que a formação moral de seus pequenos depende, principalmente, das lições que recebem em casa.
 

Sobre o blog

Jornalista, especializada em Comunicação Empresarial. Assessora de comunicação. Interessada em cultura digital, empreendedorismo e pessoas.

Arquivos