Cláudio André

Cláudio André

Cláudio André

Açude da Nação em Bom Conselho há dois anos estourado

03/01/2014 09h09

Há mais de dois anos, os bonconselhenses tiveram um grande prejuízo com o estouramento do Açude da Nação, um dos principais cartões postais da cidade de Bom Conselho. Passados esse tempo, o governo do estado resolveu recupera-lo, e existe a possibilidade de inaugurar a obra no próximo dia 27/01. Para quem não sabe, o açude beneficia os cultivadores de hortaliças no município, gerando emprego e renda, com o seu grandioso espelho d'água de mais de 4 km. Nas fortes chuvas caídas em 2010, o paredão do açude se rompeu, causando muitos prejuízos, por sorte, ninguém morreu, mas, o estrago para quem mora nas proximidades do Rio Papacacinha, que passa por dentro do açude, foi de grandes proporções. Um novo paredão foi construído, uma nova ponte também, que faz ligação da PE-218 ao centro da cidade.

O Açude da Nação tem o domínio do Governo do Estado, mas, com a administração do município. Ao redor desse açude tem várias plantações de hortaliças que são comercializadas nas feiras livres da cidade. A subsistência depende da água do açude, que por muito pouco quase chega a secar. A seca que assolou o município durante dois anos, afetou o cultivo das hortaliças, desempregando muitas pessoas. Com a recuperação do açude, os bonconselhenses voltam a sorrir e gerar emprego e renda. Toda a água que foi embora com o rompimento do paredão do açude, correu para o Rio Paraíba que passa pela cidade de Quebrangulo-AL, provocando uma forte enchente, até por que esse rio nasce na divisa dos dois estados.

Sobre o blog

Poeta, radialista profissional e escritor. Membro Efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, Diretor-Executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, Membro da Comissão Nacional da Blogosfera. Tem Onze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa Reg.678 Fundador da Rádio Olho d'Água FM

Arquivos