Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Durante o verão, o importante é se cuidar bem

24/12/2013 10h10
Durante o verão, o importante é se cuidar bem

Gente, o artigo de hoje é da dermatologista Mariana Valeriano (ela tem consultórios em Arapiraca), exclusivo para o nosso blog. No texto, a médica traz recomendações valiosas para cuidarmos bem da nossa pele durante o verão quando aumentamos a exposição ao sol. Uma leitura indispensável.


Com a chegada do verão, devido ao aumento de temperatura, usamos roupas mais decotadas e com tecidos mais leves, deixando os corpos mais expostos à radiação solar. Nessa época do ano, a população vai com maior frequência à praia, para manter a pele bronzeada. No entanto, a exposição de forma inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos à pele. 

Algumas pessoas, durante a estação mais quente do ano, têm o hábito de somente retornar de um dia de praia quando se sentem ardidas, queimadas, o que potencializa os riscos para o surgimento do câncer de pele.

Durante o verão, grande parte do território brasileiro recebe radiação solar em um ângulo próximo a 90 graus, em relação ao horizonte (sol a pino), o que coloca o Brasil como um dos países com maior insolação no mundo.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o que registra maior incidência no Brasil e está diretamente relacionado ao excesso de exposição ao sol. Estima-se, para 2014, o aparecimento de 182.000 novos casos.


Proteção solar não se resume ao uso de protetor, mas sim a um conjunto de hábitos para evitar os efeitos deletérios da radiação.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda, atualmente, o uso de protetores solares de FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo de 30. O FPS determina a proteção contra os raios UVB (Radiação ultravioleta B). É importante procurar protetores de amplo espectro, que protejam também contra os raios UVA (Radiação ultravioleta A), cujo fator mínimo de proteção deve ser de um terço do indicado no rótulo do produto.

Recomendações
Recomenda-se o uso de chapéu de abas largas, óculos escuros e guarda-sóis, além de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

No verão, deve-se aumentar a ingestão de água, pois a sudorese é maior. Para manter a pele hidratada, é importante hidratar de dentro pra fora.

Banhos de piscina e mar ressecam a pele. Portanto, após esses banhos, recomenda-se a aplicação de hidratante em todo o corpo.

Os idosos precisam intensificar os cuidados com a pele no verão, devendo passar hidratante várias vezes ao dia. Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada. O ressecamento acentua coceiras, vermelhidão e descamações.

As micoses são mais comuns no verão, pois o calor e umidade favorecem o seu aparecimento. Deve-se evitar o mau hábito de uso prolongado de trajes de banho molhados.

Nas crianças, uma doença comum no verão é a miliária (brotoeja). Com o aumento do calor, o suor extravasa dentro da pele e, antes de atingir a superfície, provoca um processo inflamatório, que visualmente são “bolinhas vermelhas”. Para evitar a miliária, deve-se colocar nas crianças roupas frescas, dar banhos frios e proteger do calor, evitando o excesso de suor.

Mariana Pires de Sá Valeriano - Dermatologista Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e AMB ( Associação Médica Brasileira).
 

 

 

 

 

Fontes: 
- Site INCA (Instituto Nacional do Câncer)

- Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos