Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Traiçoeira ansiedade

21/12/2013 17h05

A ansiedade é um dos males mais traiçoeiros. Ela tira o ser humano do eixo. Ela leva qualquer pessoa a se consumir por dentro diante de uma situação onde – na maioria das vezes – não se pode fazer nada. Apenas esperar e esperar. É o tipo de sentimento que corrói a tranquilidade e causa inquietude; em alguns descontrolada.

Perder o prumo não é ansiedade. Ansiedade é a perturbação na mente (que reflete depois no corpo) antes de se perder o prumo. Muitas vezes o caminho não está perdido, a situação pode ser salva, mas a ânsia vira uma tela diante dos olhos que não faz você enxergar claramente.

Ela interfere em todos os campos da vida. Em uma entrevista de emprego você não está nervoso, mas, muitas vezes, ansioso. Ela ainda se aplica quando não deve ser usada. Por exemplo, antes de um encontro amoroso. Você não está ansioso para encontrar aquela pessoa linda e cheirosa que lhe aguarda na porta do cinema; você está ávido. Sim, ávido. Nesse caso, ansiedade implicaria nervosismo e nervosismo, nessa situação, não é legal. Estar ávido é desejar ardentemente; estar ansioso, não.

A insatisfação também gera ansiedade. Algumas mulheres padecem disso. Quem nunca foi comprar qualquer coisa só para tentar preencher aquela sensação de descontentamento causada por uma briga com o namorado? Aquela mensagem ou ligação inapropriada por pura falta de autocontrole provocado pela ansiedade?

Controlar esses impulsos gerados pela ansiedade é para extraterrestres. Seres humanos de verdade padecem desse mal. Agem no ímpeto. No clímax da ansiedade. Arrependem-se. Sim. Muito. Tentam consertar as coisas. Algumas sem remédio, sem perdão. Quando isso acontece a melhor saída é se resignar. Aceitar que se é de verdade. Que se tem defeitos – alguns que parecem abomináveis para outras pessoas –, mas é possível conviver com eles e caminhar.

Caminhar, aceitar e sair do lugar. Sair do lugar. Mesmo que te olhem e não enxerguem as mudanças. Mesmo que te olhem e não te vejam verdadeiramente. Mesmo que te olhem e falem superficialidades de gente medíocre e pequena. Aceitando que nem todos podem ser contemplados com o presente de ser condescendente com a condição de ser humano errado, pecador e diminuto diante da vida.
 

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos