Iran Silva

Iran Silva

Iran Silva

Até quando esperar, até me ajoelhar?

22/11/2013 13h01

Estou estarrecido com a noticia da morte dessa jovem de apenas 20 anos de idade, vítima de homicídio.

E, às patrulhas do politicamente correto, vou logo avisando que não é pelo fato dela vir de uma família abastada, e de aparentemente não ser de ‘grupo de risco’, que me choca mais ainda essa morte. Mas pelo fato de a violência, atingir todas as camadas sociais, independentemente de cor, sexo ou condição financeira. A violência em nosso Estado/cidade tomou proporções devastadoras.

Estatisticamente, a maioria dos homicídios, tem algum envolvimento com drogas, mas nem todos os crimes de sangue têm essas características, muitos deles ficarão sem uma explicação logica (se é que há logica em um homicídio), pois inúmeros são os casos que ficam sem solução pela policia, e a família, simplesmente se resguarda na dor de perder um ente querido.

A cada dia vemos que mais e mais jovens, têm suas vidas ceifadas pela onda de violência que domina nossa Cidade e Estado. Jovens que poderiam ser brilhantes, que poderiam ser grandes profissionais, grandes personalidades, poderiam ser pessoas que tentariam mudar o ambiente onde vivem, mas nunca terão essa chance, pois foram levadas de forma absurda do seu convívio, pelas mãos de seus algozes.

E essa onda de violência que nos varre e nos joga na cara todo dia, novas historias, torna o nosso ambiente neurótico e inseguro. E por mais que nos escondamos por trás de muros, vez por outra, temos que sair e dar de cara com a realidade. Nua e crua. E a espreita, nos esperando, vai estar aquele que tem o poder de decidir quem vive e quem morre.

Além de tudo isso a que estamos expostos, somos testemunhas das formulas marqueteiras e enganosas, que os governantes nos submetem constantemente. Vemos propagandas que mais parecem, sonhos encantados, com paisagens bonitas, com pessoas alegres e felizes, onde não falta nada e de tudo tem. São peças publicitarias e musiquinhas melosas, onde se exaltam as vantagens de se viver em um lugar perfeito.

Mas, onde está essa perfeição, senhores governantes?

Estará, porventura nas suas ricas mansões, em seus carros blindados, em seus grupos de seguranças armados?

Estará em suas contas bancarias, com dinheiro que muitas vezes foram desviados, justamente do que deveria ser gasto com segurança publica?
Onde está o País, a Cidade, o Estado perfeito?

Será que a perfeição que vocês tanto falam, não está travestida de enganação nas festas pomposas, nas inaugurações de fachada, nas promessas não cumpridas, por Vossas Excelências?

O que mais vemos são discursos de que tudo está sobre controle. Só se for o controle dos criminosos.

Em todas as esferas de poder, em Alagoas, há uma inercia sem igual, maquiam a realidade como se as pessoas não vissem nem sentissem na pele, a dor provocada pela violência. De nada adianta as estatísticas mostrarem os mais altos índices de violência e criminalidade, pois as autoridades constituídas, nada fazem para minimizar esse banho de sangue, (e quando fazem, são medidas inócuas) que a cada dia, atinge varias famílias ao mesmo tempo.

Vivemos em um Estado envolto no manto da corrupção e da roubalheira, onde os representantes legais do povo são os responsáveis por tudo isso que nos aflige. Desviam da saúde, da segurança, do desenvolvimento, e em troca, nos desarmam e nos entregam nas mãos dos bandidos, que se alimentam do sangue de nossos filhos.

Senhores Prefeitos, Vereadores, Deputados, Procuradores, Advogados, Governador, entidades classistas, chegou a hora de dar um basta nessa violência endêmica no nosso Estado. Não podemos esperar que mais famílias fiquem sem seus filhos de uma hora para outra, precisamos reagir a tudo isso antes que seja tarde demais.

Senhores detentores do poder, esqueçam as festas, as inaugurações eleitoreiras, os discursos falaciosos, e unam-se em defesa da vida. Invistam em planos de segurança efetivos, no controle do trafico de drogas e armas, invistam na aplicação e cumprimento das leis, na construção de novos presídios, na contratação de mais homens para as policias e sobretudo, invistam na educação de qualidade, pois é através dela, que construiremos uma nova sociedade.

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” (Immanuel Kant)
 

Sobre o blog

Aquariano, funcionário do Ministério da Saúde e universitário do curso de História da UNEAL. Natural de Arapiraca.

Arquivos