Desenvolvimento

Local de atração turística dos jacarés será transformado em Área de Proteção Ambiental

Um anel viário será construído entre dois bairros para desobstruir o trânsito

Por 7Segundos 05/01/2021 09h09 - Atualizado em 05/01/2021 10h10
Local de atração turística dos jacarés será transformado em Área de Proteção Ambiental
LB - Foto: Assessoria

Antes mesmo de assumir o mandato no dia 01 de janeiro, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, percorreu vários bairros da cidade para identificar quais os maiores problemas e quais  as ações e estratégias poderiam ser traçadas na resolução dos mesmos.  

Nesta segunda-feira (03), primeiro dia útil do mandato, o prefeito, ao lado do secretário municipal de Infaestrutura, Roany Izidoro, e do engenheiro civil José Pedro, um dos maiores especialistas no setor rodoviário do Nordeste, percorreu toda a área do Riacho Piauí, localizada entre os bairros Sao Luiz e Canafístula.

Luciano Barbosa mostrou aos integrantes da sua equipe, toda a importância daquela área para a preservação do meio ambiente e também, como uma obra de infraestrutura no local pode contribuir na fluidez do trânsito na cidade.  

O prefeito tem como projeto, desde a última gestão, transformar aquele local em uma Área de Proteção Ambiental (APA) para a preservação da flora e fauna já existentes. Segundo Barbosa,  aquele trecho do Riacho Piauí será transformado em um horto florestal.  A reserva natural poderá ficar sob os cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), para ser utilizada como um ambiente de adaptação à natureza de animais de pequeno porte apreendidos durante as fiscalizações realizadas pelo órgão. 

"Deus me ajude a realizar esse sonho que é preservar o Riacho Piauí, as espécies da fauna e flora já existentes, e transformar esse local em uma área de integração da cidade com o meio ambiente", afirmou.

Mas além da APA, o local terá uma importante obra para desafogar o intenso tráfego de veículos oriundos das ruas adjacentes à D. Pedro II, mais conhecida como Ladeira do Claudionor.

O projeto do prefeito Luciano Barbosa, é transformar o local em um grande anel viário que se estenderá desde a Rua D. Pedro II até a rodovia AL 115, após o bairro São Luiz II.

Com a construção desse anel viário será reduzido o intenso fluxo de veículos nos horários de pico nos trechos que vão desde a Rua 15 de Novembro até toda a extensão da Avenida Governador Lamenha Filho.