Política

"Isso representa uma conquista muito grande", diz primeiro indígena nomeado secretário em Palmeira dos Índios

Cássio Junio foi o nome escolhido para ocupar o cargo de secretário da Cultura no município

Por Felipe Guimarães, sob supervisão da editoria 03/01/2021 17h05 - Atualizado em 03/01/2021 18h06
'Isso representa uma conquista muito grande', diz primeiro indígena nomeado secretário em Palmeira dos Índios
Secretário da Cultura Cássio Junio - Foto: Arquivo Pessoal

O professor de história e indígena Xucuru-Kariri, Cássio Junio, foi confirmado para assumir o posto de secretário da cultura de Palmeira dos índios. A sua indicação para o cargo foi uma recomendação do Fórum Permanente de Cultura do município.

Cássio será a primeira pessoa indígena a ocupar um cargo do primeiro escalão do governo municipal, apesar de Palmeira dos índios contar com uma população considerável de grupos indígenas.

Para o futuro gestor, esse fato representa uma conquista para as diversas populações indígena locais.

“Essa indicação gerou muita expectativa, dos artistas, dos segmentos culturais, do povo indígena e dos movimentos sociais. Então para mim, isso representa uma conquista muito grande, não só minha, mas para todo o povo indígena”, comentou.

Apesar de estar animado com a possibilidade de comandar a secretaria, Cássio mantém o pé no chão e afirma estar ciente de todas as responsabilidades necessárias para assumir a sua posição.

“Pela primeira vez na história, uma cidade que tem a presença indígena, um indígena vai ocupar o primeiro escalão do governo. É uma expectativa muito grande, no entanto também sei da responsabilidade necessária”, afirmou.

Trajetória


Cássio Junio é graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com especialização em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Atualmente, o educador trabalha na educação básica do Estado de Alagoas e entrou na vida política com uma candidatura de vereador nas eleições municipais de 2020, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Agora, após as negociações do Fórum Permanente de Cultura de Palmeira dos índios com o prefeito reeleito Júlio Cézar (PSB), Cássio irá assumir a sua posição no governo municipal.