Meio ambiente

Técnica em jardinagem é referência em preservação do meio ambiente em Arapiraca

Fátima Santos iniciou os trabalhos no município cuidando das plantas jogadas em lixões

27/10/2020 11h11 - Atualizado em 27/10/2020 12h12
Técnica em jardinagem é referência em preservação do meio ambiente em Arapiraca
Há 20 anos, Fátima Santos se dedica à preservação do meio ambiente em Arapiraca - Foto: Arquivo pessoal

Maria de Fátima Santos, 60 anos, é uma referência em Arapiraca como técnica em jardinagem. Há duas décadas ela dedica o seu tempo integral a cuidar de jardins, áreas livres e plantar árvores em qualquer lugar público para dá sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.  

Mas a história dela com o meio ambiente vem desde a infância. A menina que nasceu na década de 60 e viu as primeiras escavações da área onde atualmente é o Lago da Perucaba tem uma relação especial com a natureza. Aos seis anos de idade ela ia passar as férias escolares na casa dos avós, localizada no Povoado Tabuleiro de Dentro, na zona rural de São Sebastião, onde havia uma grande extensão de terras com mata virgem, fechada.

"Na casa do meu avós não tinha água e a gente ia buscar água doce em uma fonte natural que existia dentro da mata. Quando eu entrava ali dentro, era mágico. A umidade do lugar, o cheiro do verde, as nuances das cores. Eu era apaixonada por aquela diversidade de árvores, folhas e plantas", relembrou Fátima Santos.

Toda essa memória afetiva com a natureza e a casa dos avós ficou guardada em um cantinho muito especial do coração da menina. A vida seguiu, e desde os 18 anos trabalhou em diversas atividades como na indústria fumageira, empregada doméstica, recepcionista de pousada no litoral, auxiliar de fotografia, dentre outras atividades. Em parelelo a todas a essas atividades Fátima Santos sempre teve habilidade para produzir arranjos florais e outros objetos artesanais a partir de matéria prima rústica.



Na década de 90, ao fazer uma caminhada pelo bairro São Luiz, ela se deparou com um lixão. Fátima Santos percebeu que no meio a tanto lixo, havia plantas que eram descartadas naquele local, e foi a partir desse momento que ela iniciou a atividade profissional que mantém há 20 anos: a jardinagem.

"Eu comecei adotando as plantas que eu via nos lixões de Arapiraca. Eu pegava essas plantas, colocava composto orgânico que eu mesma produzia e quando elas estavam bonitas eu vendia em uma banca na feira da fumageira", relatou.

A partir dessa banca na feira da fumageira Fátima Santos disse que os clientes começaram a chamá-la para que ela cuidasse do jardim da casa deles, e a partir daí ela não parou mais. Um Para atender uma demanda crescente de clientes Fátima Santos buscou conhecimento em cursos realizados no Sebrae, e participação em eventos ligados ao setor como exposições de feiras em Maceió, Aracaju e Salvador. E ao longo desses 20 anos trabalhando com jardinagem Fátima é uma referência em Arapiraca na preservação e cuidado com o meio ambiente.       


Ecobrisa

Fátima Santos conta que a relação especial com a natureza foi manifestada desde cedo, nos tempos de infância na fazenda dos avós. “Essa memória afetiva nunca foi esquecida. Eu sempre sonhei em ter um lugar como aquele com nascente de rios e várias espécies de plantas, mas não tive condições de adquirir”, relatou.
A natureza parecia não querer ficar distante dessa mulher apaixonada por plantas e pelo meio ambiente, em 2012 ela vai morar no Residencial Brisa do Lago, no bairro Olho D’água dos Cazuzinhas, onde há uma área de plantas nativas e nascentes de rios. “Eu adotei esse lugar porque tudo aqui reporta à minha infância e desde que eu cheguei aqui há 8 anos, junto com a comunidade, começamos a arborizar ruas e cuidar do espaço de preservação ambiente.

“A primeira ação quando cheguei aqui no Brisa, foi arborizar todo o canteiro central do bairro que não tinha nenhuma árvore. De uma vez só, com o apoio dos moradores, plantamos 232 mudas de árvores. Ao longo desse período que ela reside no residencial várias espécies de plantas foram introduzidas no local.
Após arborizar e abrir trilhas e caminhos na área de preservação ambiental do Brisa do Lago, Fátima Santos iniciou um trabalho de educação ambiental atraindo a população de Arapiraca e de outros municípios e até de outros estados.

“Cuidar e manter esse espaço vivo é um desafio enorme. Corro de um lado para outro e por meio de parcerias consigo mudas de árvores. Além disso eu mesmo produzo as mudas: planto as sementes e vou cuidando na minha própria casa durante o verão e no inverno, quando elas já estão crescidas, eu levo elas para a área de preservação ambiental. Temos 18 hectares de área, é uma extensão de terra muito grande e que pode ser uma referência de preservação ambiental do município. Meu sonho é transformar esse local em uma Unidade de Conservação Ambiental” revelou. 

Outro projeto que ela sonha em um dia ser realizado no Brisa do Lago é a implantação de uma estufa de mudas que pode se transformar em um local de estudos para a rede de Educação Municipal, Estadual e até Federal já que há um campo da Ufal em Arapiraca. Além disso , com a produção de mudas de várias espécies pode haver a comercialização dessas mudas, e os recursos contribuírem para a sustentabilidade econômica dos eventos ambientais que Fátima Santos realiza há cinco anos sempre na semana alusiva às comemorações do Dia da Árvore. 

“Desde o pagamento de uma diária de uma pessoa para fazer a capinação do local, como uma lata de tinta, aquisição de insumos e tudo que a gente precisa para a manutenção do local e a realização de projetos vem de doação de meus clientes, empresas e outros parceiros. Não temos um recurso próprio para manter esta área de preservação. Precisamos a cada evento realizado, pedir a contribuição das pessoas”, afirmou. 

Mesmo com todas as dificuldades, Fátima Santos já conseguiu realizar um dos inúmeros projetos ambientais que ela idealiza para a área de preservação do Brisa do Lago. Há cinco anos, por iniciativa própria, é realizado o Ecobrisa – uma espécie de acampamento ao ar livre que envolve cultura, esporte, oficinas de arte, apresentação de grupos de capoeira, prática de yoga, dentre outras atividades. 

“Á área de preservação do Brisa do é do povo arapiraquense, do Agreste e de Alagoas. Traga seus filhos e família para fazer uma visita a este lugar. Vamos cuidar e preservar porque esta área é um patrimônio público, é de todos nós”, finalizou Fátima Santos.