Economia

Prefeitura de Arapiraca proíbe abertura do comércio no dia 30 de outubro

Sindilojas pediu permissão, que foi negada devido a

Por 7Segundos 26/10/2020 11h11 - Atualizado em 26/10/2020 16h04
Prefeitura de Arapiraca proíbe abertura do comércio no dia 30 de outubro
Comércio de Arapiraca após a retomada das atividades - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

A prefeitura de Arapiraca recusou a solicitação do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) para abrir o comércio na sexta-feira, 30 de outubro, data da emancipação política da cidade. A informação foi anunciada pelo presidente da entidade, Wilton Malta, aos comerciantes do município.

Prefeitura enviou um documento confirmando a decisão (veja abaixo). "Fui informado pelo secretário que a opinião da prefeitura é por negar a abertura em razão da tradição das comemorações em Arapiraca no dia da Emancipação Política", declarou.

O presidente do Sindilojas solicitou a abertura do comércio no dia 30 porque feriados prolongados têm impacto negativo no faturamento mensal dos empresários e, além do dia 30 de outubro cair numa sexta-feira, na segunda é novamente feriado, Dia de Finados.

"O feriado do dia 02 é nacional e, por conta disso, para a maioria das empresas não é interessante abrir. Apenas as tradicionais, que todos sabem que permanecem abertas mesmo nos feriados, devem funcionar na segunda. Então acredito que teremos abertura parcial no Dia de Finados", declarou o presidente do Sindilojas.

A decisão do município não agradou os comerciantes, porque além de não faturar na sexta-feira, o feriado afeta também o movimento nas lojas no sábado, levando em consideração que muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para sair da cidade. E este feriadão é ainda maior para os servidores públicos municipais, uma vez que o Dia do Servidor Público, cuja data oficial é 28 de outubro, foi adiado para o dia seguinte, dia 29, para emendar com a Emancipação Política. Ou seja, os servidores do município - com exceção daqueles que atuam nos serviços essenciais - terão folga entre a próxima quinta-feira e a terça-feira da semana que vem.

"Para o servidor público e para quem trabalha em outras áreas, esse feriadão é ótimo. Cinco dias direto sem cumprir expediente. Mas para quem trabalha no comércio é péssimo, porque depois de todas as dificuldades que enfrentamos com a pandemia ainda iremos passar esses dias sem faturar. Se ao menos a gente pudesse abrir no dia 30, iria minimizar um pouco esse impacto", declarou um comerciante, que pediu para não ter o nome divulgado.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, que confirmou que parte das comemorações da Emancipação Política foram canceladas devido a pandemia. Este ano não haverá desfile cívico, para evitar aglomerações, e a programação deve se restringir à celebração de missa na Concatedral e hasteamento das bandeiras.

"E ainda falam como se fosse ter uma grande comemoração na cidade por conta da Emancipação Política, mas na verdade a única coisa que vai ter é missa. É a prefeitura de Arapiraca mais uma vez mostrando que não pensa nas pessoas. A gente já vem de uma crise financeira forte nos últimos seis meses por conta da pandemia, a gente não teve voz para argumentar quando a prefeitura decidiu quebrar o calçadão numa obra que eles sabem que não vai ser concluída até o fim do mandato, e um único feriado que a gente pede para abrir, já que não vai ter desfile cívico que levaria ao fechamento das ruas, eles não deixam. Eles não pensam nas pessoas", declarou o comerciante.