Baixo São Francisco

Unidade móvel do Hemoar Arapiraca estará em Penedo para captação de doadores de sangue

A campanha será realizada nesta quinta-feira (22)

Por 7segundos 21/10/2020 13h01
Unidade móvel do Hemoar Arapiraca estará em Penedo para captação de doadores de sangue
Unidade Móvel do HEMOAR estará em penedo - Foto: Ascom / SESAU

A unidade móvel do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) estará em Penedo nesta quinta-feira (22), para captação de doadores de sangue. A partir das 8 horas da manhã, a Unidade ficará estacionada na Praça Comendador Peixoto, no centro dacidade localizada na região do Baixo São São Francisco.

Em razão da pandemia, houve uma redução no número de doadores, fazendo com que o estoque de bolsas de sangue fique crítico, até mesmo nas tipagens mais comuns.

Conforme as recomendações, para ser doador de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não ter feito tatuagem a menos de dois anos e ter entre 16 e 69 anos.

Após a doação, o voluntário deve tomar bastante líquido, evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de duas horas, evitar bebidas alcoólicas por, no mínimo, duas horas, não dirigir veículos de grande porte ou trabalhar em grandes altitudes, como andaimes, nem com grande pressão, como mergulho.

Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, mas também um ato de vida e cidadania.